17/09/2020

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #96 - Julie Gruppelli


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

Nossa entrevistada de hoje é cinéfila e curitibana. Julie Gruppelli tem 23 anos e cursa a faculdade de psicologia. Seu amor por cinema vem desde pequena. Seu pai sempre foi apaixonado por cinema e isso refletiu nas suas memórias afetivas, até hoje ele é sua principal companhia para assistir filmes, maratonar séries e discutir sobre cinema. Depois que começou o curso de psicologia, sua visão sobre os filmes foi transformada e decidiu criar o instagram Psico com Pipoca (@psico_com_pipoca) para poder dividir com as pessoas um pouquinho das análises e das visões que a psicologia pode nos oferecer através das telas.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Com certeza Cinemark, além de ser bem próximo da minha casa, tem uma programação excelente e bem abrangente. 

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra, em 2003. Foi o primeiro filme que eu me lembro de ter visto no cinema, e mesmo criança, eu sabia que o cinema era um lugar que me encantava. 

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele? 

Tenho dois favoritos: Quentin Tarantino com o filme Django e David Fincher com Seven.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Apesar de eu gostar muito de O Auto da Compadecida, escolho um mais recente, Que horas ela volta, por misturar o humor com a crônica dramática. 

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

É poder conhecer e ter amor por outras histórias, culturas, pessoas. É ser transformado por cada cena, tentar tirar reflexões de cada filme.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

 

Acredito que não, a programação é feita sendo voltada ao público daquele cinema.

 

7)  Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Eu espero que não, de todo o coração. 

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Precisamos falar sobre o Kevin, de 2011.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Não, nem pensar. 

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Cada vez melhor, o cinema brasileiro tem crescido em todos os sentidos. Acredito que o que falta é o reconhecimento desse setor. 

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Selton Mello.

 

12) Defina cinema com uma frase:

“O cinema é um modo divino de contar a vida” - Federico Fellini

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema

Eu não me lembro de nada específico, quando o filme começa eu desligo de tudo ao meu redor.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Eu nunca assisti.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo? 

Com certeza sim, acho que ter um conhecimento geral é fundamental. 

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Já assisti alguns filmes ruins, mas não me lembro de um específico.

 

17) Qual seu documentário preferido? 

Eu tenho um amor muito forte por documentários e acredito que minha resposta mudaria a cada semana, mas hoje eu escolho The Mask You Live in.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?   

Já, para alguns, mas tenho vergonha disso. O último foi Coringa. 

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Confesso que eu gosto bastante dos filmes com o Nicolas Cage, mas A Outra Face de 1997 com John Travolta é o meu preferido.