10/02/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #273 - Rodrigo Damasceno


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, do Rio de Janeiro. Rodrigo Damasceno tem 27 anos, é apaixonado por cinema. É daquele tipo de pessoa que se um estranho começar a falar sobre cinema perto dele, ele começa a conversar com ele e pronto. Tenta ler sempre livros direcionados a essa paixão e ama dar sugestões e dicas de filmes.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

A minha sala de Cinema Favorita é a Sala De Lux do UCI do New York City Center, ela trás toda a comodidade que precisa, além de ter um som e imagem impecáveis.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Na minha infância eu não tive muito contato com o cinema, então não frequentava, o filme que fez isso comigo foi Gravidade, por toda a experiência sensorial que ele trazia e com um 3D de tirar o fôlego, ali eu disse que precisava respirar cinema pelo menos uma vez no mês .

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

É difícil separar, pois eu tenho alguns diretores favoritos, digo que irei separar pelo diretor que tem mais filmes na minha lista de favoritos e esse seria o Quentin Tarantino, e meu filme favorito dele é o Bastardos Inglórios.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Meu filme nacional favorito seria Pixote- A Lei é do Mais Fraco, por trazer uma tensão e termos que encarar a realidade de muitos brasileiros de frente, como passar necessidade de modo geral e de o que às vezes um sistema falho pode fazer com um ser humano.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

É gostar de assistir filmes e saber de como a obra é feita.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Não.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Acredito que isso seja um mito, algo que para mim nunca irá acabar, mesmo que o Streaming esteja fazendo um Boom, as pessoas ainda gostar de sentar em frente a tela gigante e sentir a magia do Cinema.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Eu irei indicar Coherence, é um filme espetacular. Quanto menos souber dele melhor.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Não, até hoje eu não fui ao cinema, estou esperando a vacina sair. Aliás, estou com uma tremenda vontade de voltar a frequentar os cinemas.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Enorme, há filmes excelentes sendo lançados anualmente e só acredito na pessoa que fala mal sobre o cinema brasileiro se ela assistiu a todos os lançamentos brasileiros do ano, que são muitos diga-se de passagem. Nós não perdemos em qualidade para filmes lá de fora por exemplo, sem em técnica ou história, todo ano temos filmes incríveis lançados e que precisam ser conhecidos.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Karine Teles, eu sou apaixonado por essa atriz, ela trás em suas interpretações sempre uma performance incrível e diferente do trabalho anterior e é uma das grandes joias do Cinema Nacional.

 

12) Defina cinema com uma frase:

A arte de contar histórias, seja ela como for e agradar a qualquer tipo de público.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

O Ano era 2018, eu e meu amigo Daniel estávamos na Pré Estreia de Pantera Negra, o filme começou e logo nos primeiros 20 minutos o filme parou de dar imagem e continuou somente com o som, dado uns 5 minutos o filme reiniciou e logo depois parou de funcionar novamente, nesse tempo a luz da sala apagou. Ficamos esperando, a sala estava completamente cheia e de pessoas vaiando e fui saber o que tinha acontecido: o gerente informou que estava chovendo muito, que o teto de uma sala de cinema tinha caído, mas com ninguém dentro, quando saímos da sala o shopping estava completamente alagado. Foi no dia onde teve um temporal no Rio de Janeiro que ventos muito, quando eu estava voltando da Barra com o meu amigo a cena era de terror, parecia filme de zumbi, com árvores caídas carros destruídos no caminho.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Sou como Gloria Pires: "Não Sou Capaz de Opinar".

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não necessariamente, ele precisa ter uma ideia, saber como planejar uma cena e meter as caras no filme.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Olha, essa é difícil, mas certamente fico com 2012 - O Ano da Profecia, favor não confundirem com o também ruim, mas assistível 2012.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Estamira. Que documentário incrível e que merece ser descoberto por todos.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Já sim. Não tinha como não bater palma para o Ultimato, o Cinema inteiro aplaudiu e vibrou.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Boa pergunta. Fico com Mandy, onde ele pode ser louco sem ser julgado.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Indiewire e Awardswatch.