17/02/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #281 - Ewerton Fagundes


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, do Rio de Janeiro. Ewerton Fagundes tem 25 anos, é formado em Letras e atualmente faz Estudos de Mídia como sua segunda graduação. Na sua infância, queria ser o Pedrinho do "Sítio" (só que não era uma criança padrão), na pré-adolescência quis ser uma estrela da Disney (mas aí é brasileiro), depois cresceu mais um pouquinho e falava que queria ser VJ (mas aí a MTV Brasil faliu) e hoje quer ser uma mistura de Almodóvar, Ryan Murphy e Manoel Carlos artisticamente (algo desafiador, muito desafiador...). Consegue distinguir?

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Downtown, na Barra da Tijuca. Gosto de lá porque sempre tem promoções muito boas nos dias de semana.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Clube dos Cinco.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Pedro Almodóvar, Fale com Ela.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Central do Brasil.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Alguém que aprecie cinema de uma forma mais profunda, algo que vai além do espectador comum, que se interesse pela arte em si, por seus diversos gêneros, e não apenas de um filme ou uma franquia específica. Um cinéfilo se arrisca a sair da sua zona de conforto (seja do próprio gosto ou do padrão comum imposto pela mídia) pra assistir filmes.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Não. Na maioria dos cinemas da minha cidade só são exibidos os filmes blockbusters. Cinemas que exibem outros tipos de filmes são em lugares específicos, em especial na área nobre da cidade, onde esse tipo de filme gera uma demanda maior.

 

7)  Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Há quem diga que vai acabar por conta dos streamings, mas eu acredito que não. Pode ser que o fluxo das pessoas possa diminuir, mas ela vai ainda permanecer. Nada substitui o escurinho do cinema. Acho que irá pelo mesmo caminho do teatro. Acho que ela pode deixar de ser um seu espaço popular, mas continuará sempre tendo o seu público apreciador: os cinéfilos. Eu adoraria assistir todos os meus filmes favoritos no cinema.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

O Casamento de Muriel.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Bom, alguns lugares já reabriram, né....mas não concordo não. Só vou ao cinema depois da população estar vacinada. Além disso, felizmente tem poucos filmes interessantes nas telonas agora. Isso é bom porque não incentiva as pessoas a saírem de casa e assistir uma estreia boa numa plataforma de streaming.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Vejo uma crescente, mas não sei se está sendo o suficiente pro potencial criativo que podemos ter.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Sônia Braga.

 

12) Defina cinema com uma frase:

É a linguagem artística que mais conversa com o ser humano nos dias de hoje pela sua clareza e agilidade, talvez por sensibilizar mais de um sentido nosso, visão e audição.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Acho que nunca presenciei nenhuma história inusitada, talvez se presenciasse poderia atrapalhar meu filme. hahaha

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

A melhor definição do Brasil nos anos 90, mas ainda assim uma obra incompreendida.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Acredito que sim para poderem se inovar. Mas ao mesmo tempo me pergunto se eles tem tempo pra assistir um monte de filmes...

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Magic Mike (pode ter existido outros muito antes, mas esse eu lembro de ter assistido até o final - sem sono e com atenção - e ter achado podre).

 

17) Qual seu documentário preferido?

Elena.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Acho que sim.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Motoqueiro Fantasma.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Omelete.

Posts Relacionados: