04/05/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #404 - Leticia Bay


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nossa entrevistada de hoje é cinéfila, de Balneário Camboriú (Santa Catarina). Leticia Bay tem 34 anos, é jornalista, pós-graduada em Produção Audiovisual, estudante de Licenciatura em Letras Português, amante e estudiosa da sétima arte. Natural de Porto Alegre RS, atualmente mora em Balneário Camboriú. Se formou em jornalismo pela PUCRS e depois fez pós graduação em Produção Audiovisual pela Facha (RJ). Atualmente trabalha como redatora publicitária em uma agência de publicidade. É apaixonada por cinema, televisão e fotografia desde cedo. É viciada em Netflix (o TCC da sua pós foi sobre a Netflix).

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Ainda não consegui conhecer os cinemas da minha cidade, pois quando me mudei para Balneário Camboriú, já estávamos na pandeia. Quando morei no Rio de Janeiro, minhas salas prediletas eram as do Estação Net de Botafogo, por terem programações alternativas, com filmes nacionais e lançamentos com alguns diretores, e o Espaço Itaú de Cinema, que exibe tanto filmes que estão em alta no circuito nacional e internacional, quanto filmes não tão badalados. Em Porto Alegre eu frequentava muito o Cine Bancários, que tem uma proposta semelhante a do Estação Net no Rio, com lançamentos e até bate-papos com diretores e a Sala de Cultura Mário Quintana, que prestigia grandes nomes do cinema gaúcho e nacional, com valores de entrada acessíveis.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

O filme que me fez despertar a paixão e curiosidade pelo cinema foi Janela Indiscreta, de Hitchcock. Esse filme não é da minha geração, mas quando assisti passei a achar cinema sensacional A partir daí, senti vontade de estudar e pesquisar mais sobre audiovisual e sobre os diretores de cinema. Já o primeiro filme que me fascinou, assistindo em uma sala de cinema, foi Central do Brasil, de Walter Salles, com a espetacular Fernanda Montenegro e sua impecável atuação.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Como amante do cinema nacional, meu diretor favorito é Walter Salles e, para mim, seu melhor filme é Central do Brasil.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Sou muito admiradora do cinema nacional e poderia citar aqui vários filmes que eu gosto. Mas, o meu favorito por enquanto é Cidade de Deus, de Fernando Meirelles e Kátia Lund. Um filme emocionante, ousado e desafiador, com roteiro, produção e direção sensacionais.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Para mim, ser cinéfilo é muito mais do que ser apenas um mero espectador. Pessoas cinéfilas realmente amam o cinema, estudam sobre a sétima arte, seus diferentes gêneros e sobre seus diretores preferidos. Acredito que os verdadeiros admiradores do cinema procuram assistir filmes alternativos e não apenas os grandes sucessos e gostam de estar informados sobre as notícias e lançamentos do universo audiovisual.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programações feitas por pessoas que entendem de cinema?

Acredito que uma minoria possui esse tipo de programação. A maior parte dos cinemas prefere investir em blockbusters e filmes mais comerciais.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Não acredito nisso. Muitas vezes já se especulou o fim do cinema, assim como o fim dos livros, das pinturas, da fotografia, do rádio e da televisão. O cinema oferece uma experiência única, muito diferente de assistir a um filme em casa. Com o sucesso das plataformas de streaming e com o maior custo para frequentar o cinema, o público deve diminuir, mas acabar nunca.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Mãos talentosas: A história de Ben Carson, de Thomas Carter.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Infelizmente não. Mas como já iniciamos a vacinação, acredito que em breve poderemos voltar às salas de cinemas sem medo.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Eu vejo que o cinema brasileiro evoluiu muito, não apenas na questão do som, que antigamente foi muito criticada, mas também na qualidade de suas produções, roteiros, efeitos e atuação dos atores.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Fernanda Montenegro. Vejo todos os filmes com ela.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Eu diria que o cinema é a janela da alma. É até nome de documentário, hehehe.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema.

Acho que a única coisa inusitada que já vi no cinema foi alguém dormindo durante o filme. Inclusive, presenciei mais de uma vez.

 

14) Defina ‘Cinderela Baiana’ em poucas palavras…

Segura o Tchan! Hahaha!

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Com certeza. Eu nem sabia que existiam diretores que não são cinéfilos. Isso é possível?

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

As Panteras, de 2000 (não assisti o mais atual).

 

17) Qual seu documentário preferido?

Edifício Master, de Eduardo Coutinho.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?

Sim, ao final de A Garota Dinamarquesa e Joker por ter achado as atuações de Eddie Redmayne e Joaquin Phoenix espetaculares.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Cidade dos Anjos.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Difícil falar um só, porque leio vários, então vou dizer mais eu mais leio: Omelete, Filme B,

Guia do Cinéfilo e Adoro Cinema.