06/05/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #407 - Carolina Rosinelli


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nossa entrevistada de hoje é cinéfila, de Santo André (São Paulo). Carolina Rosinelli tem 32 anos, é astróloga, professora de inglês, português e literatura. A paixão pelo cinema é natural, veio do coração.

 

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

A minha preferida fica na cidade vizinha, em São Caetano do Sul. É a sala XD do Cinemark.

 

2) Qual o primeiro filme que você  lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Quando eu vi Titanic no cinema aos dez anos eu tive esta sensação.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Pedro Almodóvar - Fale com ela. Mas o Hugo Cabret do Scorcese também deixa meu coração aquecido.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Não tenho favorito nacional. Deve ser porque não vi Bacurau ainda.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Ser cinéfilo é saber os nomes dos diretores mais conhecidos dos filmes, maratonar os filmes do oscar, assistir filme raiz, baixando de torrent. Ir ao cinema na pré-estreia de filmes. Conversar sobre cinema, fotografia, direção de arte em um barzinho. Ter isso mais do que um hobbie, mas como algo a ser estudado e pesquisado te torna um cinéfilo.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece  possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Acredito que não.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Espero que não e acho que não.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Trilogia: Antes do amanhecer/Antes do pôr-do-sol./Antes da meia-noite. Minha vida sem mim. 18 presentes.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Não, não deveriam não. Acho um pouco arriscado.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Pra dizer a verdade, estou desatualizada a respeito do cinema nacional.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Não sei dizer, de verdade.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Felicidade, conforto e bem-estar

 

13) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Se for do cinema nacional, eu desconheço, hahahaha. Me desculpa.

 

14) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não necessariamente.

 

15) Qual o pior filme que você viu na vida?

Causa e efeito. Filme nacional

 

16) Qual seu documentário preferido?

Happy. Heal, o poder da mente. 

 

17) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Sim, no final da trilogia Matrix. E também no último Velozes e furiosos, por conta da comoção que tinha na época por conta da morte recente do Paul Walker.

 

18) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

A Outra Face. Antigo, dos anos 90.

 

19) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Eu gosto da rede social Filmow.

 

20) Qual streaming disponível no Brasil você mais assiste filmes?

Netflix mesmo.