12/05/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #413 - Manuela Matos


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nossa entrevistada de hoje é cinéfila, de São Paulo. Manuela Matos tem 30 anos, é tradutora por profissão e cinéfila de coração, teve a oportunidade de escrever críticas por um tempo no Formiga Elétrica e hoje com o trabalho de tradutora crescendo muito ela divide seu tempo trabalhando e cuidando do site filmesp.com.br, que tem como objetivo de não deixar os paulistanos por fora de diversos eventos relacionados ao cinema na cidade de São Paulo e que muitas vezes não tem divulgação para o público geral, como eventos específicos em bibliotecas ou cineclubes. Desde 2016, o site é uma agenda cultural dos festivais e mostras de cinema da cidade de São Paulo e que, atualmente, está visando também os outros estados cujo os festivais entraram online.  

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

O cinema Belas Artes, sem sombra de dúvidas. A curadoria, tanto do cinema como do streaming, são ótimas, além disso, antes da pandemia tinham eventos únicos como o noitão onde entrávamos às 23h e só terminava às 7h e especiais de diretores x atores que aconteciam mensalmente.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Sinceramente? Foi bem recente… foi quando vi Dunkirk, eu pessoalmente não acredito que existam história novas sobre a guerra então quando vejo filmes desse tema eu presto mais atenção no desenvolvimento e técnica, e caramba, que filmaço na tela grande. Revi algumas vezes pela televisão e não é a mesma coisa, você perde muito da experiência.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Koreeda é de longe um dos meus favoritos, todos seus filmes retratam a humanidade como ela é, sem um inimigo ou uma ação aterrorizadora, suas histórias, mesmo fantasiosas como After Life são histórias comuns. Meu filme favorito dele é o Pais e Filhos onde ele retrata o ainda tabu do filho biológico e o de criação quando um pai descobre que seu filho foi trocado na maternidade, é lindo.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Cine Holliúdy, divertido, regional e com um incrível discurso sobre a potência e amor ao cinema. Um verdadeiro filme que representa nossa vontade de sempre ver filmes.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

É entender que não importa o filme, seja um filme do Wong Kar-Wai com suas relações amorosas incompletas, ou um Velozes e Furiosos que foca na família em meio a carros explodindo, todos eles têm seu valor para alguém, todos tem uma história que merece ser contada.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Sim, busco frequentar cinemas que escutam seus frequentadores e prezam pela qualidade dos filmes acima da “pipoca”, diferente de cinemas onde vendem um pote de pipoca do R2-D2 pelo preço de um salário mínimo e permite que 80% de suas salas sejam do mesmo filme, isso é feito por quem entende só de vendas e não de filmes.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Não, não vão. Da mesma forma que os teatros não acabaram com a chegada do cinema ou o rádio com a chegada da TV, existe público para tudo.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Kairós (2020) de Nicolás Buenaventura.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Melhor não, não podemos controlar as ações das pessoas, então, mesmo que o espectador siga as orientações de se manter afastado, usando máscara e álcool em gel, não podemos ter certeza que a pessoa que está junto no metrô ou ônibus ou passando ao lado na rua siga as orientações também. Se temos problemas de infrações dentro de condomínios residenciais não será dentro do cinema que estaremos seguros.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Tem muito filme bom e interessante sendo produzido, uma dica é ficar de olho nos festivais pequenos e aproveitar que os festivais regionais estão atendendo em todo território nacional com sessões online e muitas vezes gratuitas.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Qualquer filme feito pela Glenda Nicácio e Ary Rosa, ou que tenha Edmilson Filho ou Luciana Paes no elenco eu vejo!

 

12) Defina cinema com uma frase:

O cinema é nossa janela para o mundo exterior e interior, nossa forma de viver mil vidas em uma.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Olha, já vi muita coisa mas acho que a mais inusitada foi na saída de um filme durante a mostra de 2018 em que duas senhoras começaram a discutir falando que uma não entendeu o filme, a outra começou a falar mais alto que o filme não foi “tudo isso” e então começaram discutir mais alto cada uma dizendo onde fez mestrado na Europa (??) e que podia falar com propriedade e eu querendo entrar na sala para ver o filme que ia começar, mas elas estavam brigando na porta dessa sala, depois de um tempo consegui entrar. Quando acabou o filme e fui passar na cafeteria estavam lá as duas tomando café e conversando normalmente…. hahahaha

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras…

Puro suco dos anos 90.

 

15) Muitos diretores de cinema  não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Acho que não, basta ter uma história que precisa contar.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Mate-o e sai desta cidade (2020) de Mariusz Wilczyński.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Helvetica (2007) de Gary Hustwit, sobre a criação da fonte.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Sim, para o Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2, eu estava com muito hype na época, quem nunca? hahahah

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Kick-Ass mas ainda não consegui ver os filmes novos a partir do Mandy...

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Cinemação e o Formiga Elétrica.

 

21) Qual streaming disponível no Brasil você mais assiste filmes?

Belas Artes À La Carte e Amazon Prime.