21/05/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #422 - Alice Rocha


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nossa entrevistada de hoje é cinéfila, do Rio de Janeiro. Alice Rocha tem 23 anos, é estudante de Jornalismo completamente apaixonada pelo mundo do entretenimento.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Costumo visitar bastante as salas de cinema da UCI, do Park Shopping Campo Grande. Além de ser perto de onde eu moro, eles possuem uma programação bem diversificada. De blockbusters à filmes independentes, eles exibem filmes para todos os gostos.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Meu pai me levava ao cinema desde muito pequena, então sempre foi algo muito especial para mim. Mas acredito que o que me fez ver o cinema com outros olhos, foi quando assisti Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2. Sempre fui muito fã da saga e lembro de ter saído da sala de cinema bastante emocionada e fiquei surpresa que outros fãs, assim como eu, também compartilhavam do mesmo sentimento. É incrível como o cinema consegue tocar as pessoas de uma forma única.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Para mim, é muito difícil escolher apenas um diretor. Mas, no momento, as obras do Spike Lee têm me despertado muitas reflexões e acredito que meu longa preferido do diretor seja Faça a Coisa Certa (1989).

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Atualmente, Bacurau (2019), pois as discussões que o filme levanta conversam muito com o lugar onde eu vivo. Além disso, o longa possui um elenco fenomenal. Sempre que eu posso, revejo.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Acredito que a palavra "cinéfilo" vai muito além de assistir inúmeros filmes. Cinéfilos são pessoas que realmente se interessam por tudo que envolve a sétima arte e demonstram um entusiasmo genuíno pela história e os rumos do cinema.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Acredito que a programação da maioria dos cinemas são feitas com base no lucro. Não são todas as salas que dão espaço para filmes "menores" por não serem tão conhecidos e, consequentemente, não gerarem tanto dinheiro.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

É difícil afirmar o que será do futuro do cinema. No entanto, apesar do crescimento dos serviços de streaming, a experiência de ir às salas de cinema é algo incomparável. Podemos notar isso pela atual situação da pandemia da Covid-19, muitos sentem falta de assistir filmes nas telonas. O cinema é mais do que tudo, um lugar de lazer, em que as pessoas experimentam e compartilham sensações únicas, seja sozinho, com amigos ou com a família. Algo completamente diferente de assistir um filme em casa, por exemplo.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Recomendo muitíssimo toda a trilogia Before (1995). Não sei se muitos já viram, mas a história e os diálogos são extremamente cativantes.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

No momento em que estamos, com mais de 400mil mortos por causa do novo coronavírus, não acho que a reabertura dos cinemas seria ideal.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

O cinema brasileiro vem melhorando bastante nos últimos tempos, tanto em qualidade técnica, quanto em histórias e roteiros cada vez mais interessantes.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Minha mãe não perdia um filme do Paulo Gustavo, então, consequentemente, eu acabava vendo todos com ela.

 

12) Defina cinema com uma frase:

"É curioso como as cores do mundo real parecem muito mais reais quando vistas no cinema", Laranja Mecânica (1971).

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Lembro que na minha pré-adolescência era muito fã da saga Crepúsculo e fui ao cinema assistir Amanhecer Parte 2 (2012). Me recordo que no momento que o público percebeu que tudo que havíamos presenciado até então, não passava apenas de uma visão de uma das personagens, a sala de cinema veio abaixo. Eram xingamentos e gritos de ódio para todo lado, algo totalmente compreensível.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Incompreendido.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não concordo que para dirigir um filme um cineasta precisa, necessariamente, ser cinéfilo. No entanto, acredito que precisam saber pelo menos o mínimo de cinema. Muitos produzem obras incríveis, sem se interessar muito por cinema ou terem visto um número expressivo de filmes. Creio que nascem com um "dom" para isso.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Já vi muitos filmes ruins na vida, mas acho que Special Correspondents (2016) é um dos piores. Lembro de ter assistido ano passado para um trabalho da faculdade e fiquei completamente abismada com o roteiro mal feito e com a falta de carisma dos personagens.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Como também sou apaixonada por música, documentários sobre artistas desse mundo sempre me atraem muito. Me recordo de ter visto Oasis: Supersonic (2016) diversas vezes, então acredito que é um dos meus favoritos.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Já bati palma para filmes diversas vezes ao final de uma sessão. Mas os mais recentes, que me recordo, foram Vingadores: Ultimato (2019), Pantera Negra (2018) e Star Wars: Os Últimos Jedi (2017).

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Não lembro de ter assistido muitos filmes com Nicolas Cage, mas A Outra Face (1997) é um dos melhores.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Quase todos os dias leio o Adorocinema e Omelete.

 

21) Qual streaming disponível no Brasil você mais assiste filmes?

Ultimamente tenho assistido bastante filmes na Netflix.