16/02/2024

Crítica do filme: 'Bunny Drop - Surpresas da Vida'


Os primeiros passos sobre o que é a paternidade. Dirigido pelo cineasta japonês Sabu, Bunny Drop - Surpresas da Vida joga um olhar sensível e emocionante na jornada de um jovem que tem seu destino cruzado com a paternidade. Ao longo de quase duas horas de projeção, com uma narrativa leve, sem se desgarrar das emoções, o longa-metragem reflete sobre várias questões ligadas a pais e filhos, até mesmo a adoção, na visão do protagonista e também da criança. A explosão de cores salta na tela, fruto de uma direção impecável que transborda mensagens através de planos que buscam as emoções em todos os lugares.

Na trama, acompanhamos um jovem trabalhador de vinte e poucos anos, o Daikichi (Ken'ichi Matsuyama), que volta para casa após anos para o funeral de seu querido avô e descobre que o mesmo tinha uma filha pequena de cinco anos fora do casamento. Como toda sua família não quer cuidar da jovem, Daikichi assume essa responsabilidade e assim passará por situações e aprendizados que nunca esperava.

Pra ser pai não existe uma regra, é preciso viver e aprender. Baseado em um mangá japonês chamado Usagi Drop, criado por Yumi Unita, o filme caminha a longos passos longe da melancolia, objetiva seu refletir nos altos e baixos de um protagonista que bate de frente com a responsabilidade. Através de toda a rotina modificada desse ótimo personagem, fortes críticas sociais são vistas, como o olhar para os pais e mães nos empregos privados no Japão, além dos julgamentos que refletem nas crianças quando existe um filho fora do casamento.

A desconstrução do protagonista é muito bem feita, tomado pelo medo e insegurança, aprende com os erros tendo ao seu lado a boa intenção de ser um alguém importante. Essa questão da referência se choca com a própria família de Daikichi que aos poucos vão entendendo a situação, um lugar onde os embates se tornam aos poucos aprendizados pra todos. Vale a pena mencionar também que o olhar da criança sobre questões complexas para serem entendidas nos inícios de caminhadas, como a morte e o luto, também ganham espaço.

Bunny Drop - Surpresas da Vida é um dorama que foge das armadilhas dos clichês unindo a delicadeza e leveza de uma história de pais e filhos sem se esquecer das inúmeras reflexões que a mesma traz.