17/05/2022

,

Pausa para uma série: 'Lakers: Hora de Vencer'


Buscando resgatar as histórias do início da era vitoriosa de um dos times de basquete mais famosos do mundo, os Los Angeles Lakers, Lakers: Hora de Vencer consegue de forma muito dinâmica nos ambientar em uma época ainda de início da famosa NBA e como essa liga se tornou uma das maiores ligas de esportes norte-americanos de todos os tempos. A fama, as dúvidas, os conflitos, as escolhas, são muitas variáveis que se encontram nesse ótimo seriado disponível na HBO MAX. Vale também o destaque para a atuação impactante do grande ator John C. Reilly.


Nessa primeira temporada, que possui 10 eletrizantes episódios com cerca de uma hora de duração, acompanhamos a trajetória quase desorganizada de Jerry Buss (John C. Reilly) um empresário quase fanfarrão que resolve do dia para a noite comprar um time de basquete chamado Los Angeles Lakers, uma franquia na época que não era tão vitoriosa dentro de uma liga, a NBA, que ainda começa a engatinhar como força nos esportes norte-americanos. Assim, vamos acompanhando a primeira campanha vitoriosa de um time que acabara de draftar (escolher atletas dos esportes universitários) Magic Johnson (Quincy Isaiah), um astro do basquete que viria a se tornar uma verdadeira lenda.


Nesse polêmico seriado, há a utilização constante do recurso que mais aproxima a plateia de interagir criticamente com as ações dos personagens: a quebra da quarta parede.  Essa forma de integrar a narrativa, mesmo em demasia nesse caso, acaba deixando a trama mais dinâmica até com explicações que vão além das cenas. Nossos olhos ficam em atenção à Jerry Buss, o grande narrador dessa história que possui dentro de suas extravagâncias e ações megalomaníaca um enorme medo de seu investimento o levar à falência rapidamente. Os dramas do mulherengo Buss são vistos mais profundamente na relação com a mãe Jessie (Sally Field) e a filha Jeanie (Hadley Robinson).  


Dentro das quadras, e muito fora delas, vemos também um desfile de astros do basquete que fizeram parte dessa enorme mudança na maneira de jogar esse jogo tão legal. O carismático armador Magic Johnson e seus primeiros momentos na principal liga de basquete do mundo ganham muito tempo de tela e assim conhecemos melhor os medos, aflições, como lidava com a fama, além de toda a dificuldade inicial de interagir ao seu jeito com um time de astros que vão desde o ex-jogador Jerry West (Jason Clarke) até o lendário pivô Kareem Abdul-Jabbar (Solomon Hughes). A comissão técnica também ganha forte presença com a escolha de Jack McKinney (Tracy Letts) para comandar o time em um primeiro momento e depois a chegada do vitorioso Pat Riley (aqui interpretado pelo vencedor do Oscar Adrien Brody).


Muita gente pode se perguntar: Lakers: Hora de Vencer é feito apenas pra quem curte a NBA e conhece os nomes que aparecem na tela? A resposta é não! A produção, que deve conseguir alguma indicação nos próximos prêmios da televisão norte-americana é um recorte profundo do início de uma dinastia ambientada em uma época que não volta mais.