24/09/2020

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #104 - Rodrigo Abreu Teixeira


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

Nosso entrevistado de hoje é um grande cinéfilo, carioca. Um dos melhores produtores da atualidade de todo o mundo. Rodrigo Abreu Teixeira em 2006 lançou a RT FEATURES e o primeiro filme lançado? O ótimo O Cheiro do Ralo, adaptação dirigida por Heitor Dhalia baseado no romance de Lourenço Mutarelli. Um outro exemplo de um de seus ótimos projetos, produziu em 2017 o filme aclamado pela crítica Me chame Pelo Seu Nome, dirigido por Luca Guadagnino e vencedor do Oscar de melhor roteiro adaptado. Com um olhar cirúrgico nas escolhas que faz, esse carioca quase paulista que viaja muito pelo mundo e até produz filme do Brad Pitt (Ad Astra dirigido pelo James Gray) é uma grande enciclopédia cinéfila.


Obs: Grande Rodrigão. Nunca nos vimos pessoalmente, sempre fui seu fã à distância. Uma pena você não poder ter ido mais ao Cine Joia Copacabana, onde eu fui programador por anos, para tomarmos um café e falarmos sem tempo no relógio sobre os filmes e esse mundo mágico da sétima arte. Para todos nós que amamos cinema, falar sobre essa arte é a ação mais legal que existe ainda mais com outro grande cinéfilo. Nós cinéfilos somos orgulhosos de ter alguém como você fazendo tanto sucesso no mundo audiovisual mundial. Um dia tomaremos um café aí pelo mundo!   

 


1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Tenho duas favoritas. Como viajo muito, vou citá-las: Quad e Meteograph em NY (especializadas em bom cinema) e o Reserva Cultural em São Paulo.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Amadeus de Milos Forman.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Vou citar 3:

John Ford - Vinhas da Ira,

CoppolaO Poderoso Chefão 1 e 2.

Scorsese - Rei da Comédia e Os Bons Companheiros.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Pixote - acho uma obra prima, um grande filme, mexeu muito comigo quando o vi jovem, e quando entendi o que era São Paulo.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

É a minha vida.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Não necessariamente.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Não acredito, de maneira nenhuma.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

The Setup de Robert Wise (vi recente) e Fat City (John Houston).

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Eu não reabriria.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Excelente fase.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Karim Ainouz, Walter Salles e Carolina Jabor.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Amor.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema

Assistindo a Romeo e Julieta de Baz Luhrmann no cinema antigo do Shopping Iguatemi uma turma de meninas começou a cantar durante toda a sessão pópópópópó até na hora que a julieta morre, nesse momento a sala Inteira do cinema se levanta e expulsa elas da sala. Tiveram que sair escoltadas.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Sem comentários.

 

15) Você é um dos maiores produtores brasileiros. Com que artistas gostaria de trabalhar nos futuros projetos que ainda não conseguiu?

Não tem um especifico. São tantos.

 

16) A pandemia destroçou o universo cinematográfico nesse ano. Daqui a quanto tempo você acha que o audiovisual brasileiro vai conseguir se reerguer?

Temos potencial para que seja muito em breve mas vai ser feito um esforço.

 

17) Qual pior filme que você viu na vida?

Essa é sacanagem, não tenho um, são vários.

 

18) Qual o cinema mais lindo do mundo que você teve a oportunidade de conhecer?

Eu amo Palais de Cannes.

 

19) Que dica você daria para a nova geração que se interessa por cinema e gostaria de trabalhar em algum ramo da sétima arte nacional?

Persistência.