05/09/2020

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #82 - Ronaldo Andrade


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

Nosso entrevistado de hoje é estudante de informática, apreciador de cinema e quadrinhos, e, fã do Cavaleiro das Trevas. Ronaldo Andrade, 27 anos, é criador e redator do Geek of Nerd (https://www.instagram.com/geekofnerd/) um espaço onde fala-se sobre cinema, séries, jogos, desenhos e HQs! Para saber um pouco sobre suas preferências cinéfilas, fomos conversar com Ronaldo para esse especial.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Sempre gostei do Boulevard Tatuapé. É uma sala boa e confortável, além de oferecer horários flexíveis, principalmente para dar tempo de pegar o transporte de volta para casa tranquilamente.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Creio que foi com Logan (versão preto e branco) e Era Uma Vez em Hollywood. Ambos os filmes me fizeram notar o quão importante é o cinema. Tanto para os que trabalham no set e para nós, fãs e espectadores. Você admira o trabalho que feito para às telonas. Quando você é fã dos que estão ali envolvidos, a atenção que você dá para o filme é melhor. Por isso pra mim é um lugar diferente.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Meu diretor favorito é o Quentin Tarantino. E o meu favorito filme dele e meu também, é Django Livre. Sempre gostei de seus filmes de épocas baseados na visão do Tarantino, sua forma linear de contar histórias, diálogos e com as características cenas de ação, me fascinam. Como por exemplo, a cena dos capatazes do Calvin contra o Django. Aquele tiroteio parece que nunca ia ter fim, Django contra todos aqueles caras armados, é muito legal de assistir. É o tipo de cena que você vê e fala: "Isso é a cara do Tarantino. Somente ele pra fazer algo assim."

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Tenho um carinho por Lisbela e o Prisioneiro. É um clássico filme brasileiro que todos precisam assistir. Uma coisa engraçada que faz lembrar desse filme, é que na maioria dos casamentos que eu vou, sempre colocam trechos desse filme nas retrospectivas, rs.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

É ser apaixonado por filmes. Não precisa ser um fanático a ponto de querer falar sobre cinema 25 horas por dia. Basta saber apreciar a sétima arte do seu jeito, do melhor modo que você achar melhor. É mais do que um hobby ou passatempo. É uma filosofia. Assistir e reassistir clássicos pipoca e ir ao ponto de defender filmes que mesmo sabendo que são ruins, você dá sua cara a tapa, mas não deixa ninguém falar mal, rs. Se empolgar com os amigos e comentar o filme que você acabou de ver, e indicar. Além de outras coisas, como apoiar projetos pequenos, seja de conhecidos ou até de pessoas que você segue em sua rede social.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Talvez. Hoje em dia a programação muito se dá pela questão comercial do que o próprio gosto de filmes dos que planejam os vão passar nos cinemas.

 

7)  Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Acho que não. O cinema é uma das mais antigas formas de entretenimento criada pelo ser humano. Faz uns anos que o cinema deixou de ser atrativo somente para quem curte cinema. Virou uma nova espécie de "rolê", se é que eu posso chamar dessa forma. As pessoas vão ao shopping somente para ir ao cinema. Se preocupam em chegar cedo na fila com os amigos e finalmente conseguir o seu ingresso e de todos. Nada melhor que voltar pra casa comentando com os amigos as melhores partes do filme que acabaram de assistir.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

O Abutre (2014). Protagonizado por Jake Gyllenhaal e dirigido por Dan Gilroy. O filme é sobre Louis Bloom e sua dificuldade de conseguir um emprego e decide entrar no agitado mundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles. A fórmula é correr atrás de crimes e acidentes chocantes, registrar tudo e vender a história para veículos interessados. Esse é um filme que você tem raiva do protagonista e quer ver até onde ele vai, passando por tudo e por todos, devido à sua tamanha ganância.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Eu gostaria. A vontade que eu tenho de ir no cinema novamente, é grande. Mas aí quando começo a relembrar do tamanho contágio e sua tamanha mortalidade, volto atrás com a minha primeira vontade. E fico na espera de que possa sair a vacina o mais rápido possível, pelo bem de todos.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Por mais que o cinema brasileiro seja por anos criticados, eu procuro ver o outro lado da moeda. Dar uma nova chance, assistir de mente aberta. Temos filmes bons. O mais recente, por exemplo, Bacurau, ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2019.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Fernanda Montenegro. Eu diria que ela é um patrimônio brasileiro e a injustiçada do Oscar de 1999.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Por mais que seja um filme, o entretenimento e a experiência é sempre nova e gratificante.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Lembro de uma vez, estava com uns amigos e fomos assistir Sherlock Holmes 2. E durante os trailers, passou de terror, (do qual eu não me recordo o nome), tinha um amigo meu, que morre de medo de filmes de terror e enquanto passa o trailer, ele ficava de cabeça baixa e pediu pra gente avisar pra ele, quando acabasse. Num determinado momento, quando todos estavam em silêncio, devido ao assustador trailer, eu disse aquela famosa clássica fala do Chaves: "É você, Satanás?" E nisso, quebrou o gelo das pessoas naquela tensão de minutos e todo mundo riu.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

"Diga ao canalha do Pierre, que não lhe devo satisfações!"

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Com certeza. O diretor precisa conhecer a fonte sobre qual gênero será o seu próximo filme. As referências e tudo mais.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

O mais recente que vi uns meses atrás: Midsommar.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Tiros em Columbine (2002). Este incrível documentário de Michael Moore, mostra ele tentando descobrir por que a busca da felicidade americana está cheia de violência, explorando os acontecimentos que resultaram na tragédia na Columbine High School em 1999 e conquistou o Oscar na categoria em 2003.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão? 

Com certeza! Nada melhor que fazer isso, após assistir um excelente filme!

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Sempre leio ou vejo o nome desse ator, me vem à mente o clássico 60 Segundos.