14/11/2020

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #176 - Louise Duarte


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nossa entrevistada de hoje é cinéfila, do Rio de Janeiro. Louise Duarte, fotógrafa de família e jornalista. Cinéfila que atuou por 6 anos como Jornalista Cultural pelo antigo portal Tabula Rasa onde publicava matérias e críticas sobre cultura e entretenimento incluindo Cinema, mas que desde 2018 migrou para as coberturas fotográficas de família e eventos sociais pelo Pixie Dust Fotografia. Apaixonada por Cultura Pop e pela trilogia De Volta Para O Futuro e foi o cinema que a trouxe grandes amizades que permanecem na sua vida até hoje mesmo que ela não trabalhe mais na área.  

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Não tenho muito uma relação mais afetiva com as salas de cinema, mas curto muito as do UCI NYCC pela proximidade com o meu condomínio e pelas facilidades no shopping.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Pergunta difícil mas acho que foi De Volta Para o Futuro.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

No momento Wes Anderson com Moonrise Kingdom.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

O Homem do Futuro. Por ser alucinada por "De Volta Para O Futuro" eu adoro histórias que falam de viagens no tempo e O Homem do Futuro tem tudo isso e mais um pouco visto que também tem várias referências a minha trilogia do coração. 

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Apreciar a sétima arte e curtir tudo relacionado a ela mas sabendo respeitar o gosto alheio sem desmerecer ninguém seja a opinião de um colega, o trabalho de um cineasta ou a atuação de um ator. 

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Acredito que a sua grande maioria sim, mas sei que nem todos eles têm equipes formadas por especialistas o que é uma grande pena, pois deveria ser um investimento para ter uma sala de cinema: Alguém que entende minimamente de cinema para montar uma programação adequada ao tipo de público que quer atingir.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Espero que não. Com pandemia ou sem pandemia, tenho certeza de que as salas de cinema ainda irão abrigar e confortar além de divertir muitos cinéfilos que querem fugir um pouco da sua própria realidade para adentrar na realidade do personagem do filme, seja ela de qual tipo for. 

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo:

A Datilógrafa é uma ótima comédia romântica francesa de época que dá para divertir e se emocionar ao mesmo tempo.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Sei que é um assunto polêmico no momento visto que muitas estão reabrindo porque precisam manter as salas. Mas acho que a reabertura deve ser feita de forma responsável. Só se as salas estiverem totalmente equipadas e preparadas para isso respeitando todas as regras de distanciamento social e de higienização pedidas pelo OMS e com o público reduzido na sua capacidade.. E claro, isso depende também de cada pessoa que sabe o que é melhor para ela.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Tem melhorado muito em relação às décadas passadas que só exibiam filmes de comédia besteirol e filmes passados nas comunidades. Agora está mais diversificado com mais temas abordados para todos os públicos e gostos incluindo ficção científica, sobrenatural e da cultura pop que não era tão explorado assim antigamente. 

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Wagner Moura.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Cinema é a maior diversão. É uma frase meio batida mas é a mais pura verdade.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Fui surpreendida no meu aniversário de 2016 com uma festa surpresa na saída de uma cabine de imprensa da Marvel (acho que era Doutor Estranho) com direito a bolo e tudo. Não teve melhor maneira de comemorar o começo do meu aniversário do que no cinema com os meus amigos do coração. 

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Confesso que nunca vi esse filme então vou dar uma de Gloria Pires e preferir não opinar a respeito rs. 

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Acho que sim. No mínimo precisa entender e estudar sobre cinema para poder fazer um bom trabalho na direção. 

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Showgirls. 

 

17) Qual seu documentário preferido?

O Sal da Terra sobre a vida do fotógrafo Sebastião Salgado. 

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Para vários filmes. 

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

A Outra Face. 

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Cinema Para Sempre.