18/11/2020

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #183 - Danilo Morales


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, de São José dos Campos (SP). Danilo Morales é Jornalista, Autor e Cineasta com filmes de curta, média e longa metragem. Muitos deles rodaram festivais nacionais e internacionais. É também o responsável pela Psíquico Produções e o criador do Festival POE de Cinema Fantástico de São Jose dos Campos-SP.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Em São Jose dos Campos-SP a minha rede preferida é o Cinemark.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

O primeiro filme que vi, ainda em vhs, e que me marcou foi Keoma com Franco Nero. Esse western me fez gostar de cinema, com uma trilha sonora fantástica!

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

O Exorcista - William Friedkin.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Cidade de Deus - Com uma edição impecável e uma realidade crua e desnudada, o filme te arrasta para dentro do seu universo, com personagens fortes e marcantes como Zé Pequeno.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Ser cinéfilo é respirar o universo do cinema, é permitir que essa arte nos guie durante toda uma vida.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Se entendem eu não sei, mas o que predomina são os filmes blockbuster. Eles atendem uma cultura, se a maioria dos clientes preferem esses tipos de filmes, é isso o que vão oferecer. Uma mudança da cultura e do bom gosto dos espectadores refletiria nas telas de cinema.

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Podem acabar se não se inovar. Na verdade quem vai ao cinema, busca uma interação social, o que não tem em grande escala dentro de sua casa. Ir ao cinema é um evento, mas não devem subestimar a força e o poder do streaming, que veio para ficar. Por esse motivo devem estar sempre se reinventando.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Tenho que indicar o filme que me levou ao mundo do cinema. Keoma. Esse filme tem um poder imagético poderoso, e as novas gerações praticamente desconhecem essa obra prima.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Acho que devem reabrir, como já reabriram aqui na minha cidade, seguindo os protocolos de segurança e distanciamento, e as diretrizes da OMS.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

O cinema Brasileiro está em expansão, com uma qualidade que não fica em nada devendo ao exterior. O cinema independente também ganhou sua força com o advento do hd, e da multiplicação dos canais de streaming e a força potente da internet. Só tem a crescer, e o público está mudando o conceito e preconceito com obras nacionais, a cada dia tem maior aceitação de público.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Tenho acompanhado todos os filmes do Dennison Ramalho e Rodrigo Aragão. Já que curto o cinema fantástico.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Cinema é um espelho para imersão em novos e desconhecidos mundos.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Meu filho não tinha idade para assistir o filme do Batman- O Cavalheiro das Trevas. Ele estava doente, e tinha ganhado alta do hospital. Estava tão empolgado que foi assistir usando uma capa e máscara do batman. Chegando lá não pode entrar mesmo com o acompanhamento do pai ao lado autorizando. Mas promessa é dívida, então eu comprei um ingresso para assistir Wall-E, e entrei na sessão do Batman. Quando acabaram os trailers todas as luzes do cinema se acenderam, já estava preparado para ser retirado da sala pelo lanterninha. Mas depois apagou de novo. (Uma falha técnica?), e como sabem, a experiência em assistir esse filme só poderia ser fantástica!

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Não assisti esse clássico, mas como curto uma podreira, pode até ser que me divirta.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Para dirigir um filme o cineasta precisa amar o que faz. Vejo pessoas dirigindo filmes de terror, que não assistem filmes de terror. Isso é uma heresia. Não precisa ser cinéfilo, mas tem que ter bagagem cultural, e isso no mundo do cinema se adquire assistindo filmes com olhar critico.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Vi muito filme ruim, mas nenhum que tenha esse lugar de destaque na minha mente. Até porque, quando é muito ruim, fica bom.

 

17) Qual seu documentário preferido?

In Search of Darkness - Dirigido por David A. Weiner vale uma menção, um ótimo compilado dos filmes de terror da década de 80.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

A Bruxa – 2006 -  do Robert Eggers - A sala inteira bateu palmas para aquela epifania maravilhosa.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

A Outra Face melhor filme - Leaving Las Vegas - melhor atuação – Mandy - Filme que mais me identifico.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Getro e Omelete.