24/12/2020

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #222 - Pedro Horta


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, de Faro (Portugal). Pedro Horta desde sempre é um apaixonado por cinema e dá os primeiros passos como argumentista e realizador em 2015. Nos últimos 5 anos esteve envolvido em diversos projetos cinematográficos, tendo trabalhado com vários atores portugueses de renome, tais como Mariana Monteiro, Cucha Carvalheiro, Eduardo Frazão, Sara Mendes Vicente, entre outros. Em 2016 funda o site Cambada de Críticos (@cambadadecriticos endereço do Instagram) para poder expor a sua opinião sobre a 7ª arte. O Cambada de Críticos evoluiu para um projeto que abrange todo o território português e é, atualmente, dos sites mais procurados pelos amantes de cinema em Portugal.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Na verdade, a maioria das salas no sul de Portugal têm o mesmo tipo de programação. Acabo por escolher, maioritariamente, as salas dos Cinemas NOS no MAR Shopping, uma vez que são as maiores e as de maior qualidade.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Acho que não é justo indicar apenas um filme que me tenha feito apaixonar por cinema, mas a ter de ser: Lembro-me de na minha infância ficar fascinado por filmes que me remetessem para outros mundos que não o meu. The Lion King (1994) é, e provavelmente sempre será, o filme que mais me apaixona enquanto obra-prima.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Embora não tenha ficado completamente convencido com Tenet, Christopher Nolan continua a ser o meu realizador predileto. Inception é uma das maiores obras alguma vez criadas.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Tenho uma opinião questionável sobre o cinema em Portugal. Acho que filmes como O Pátio das Cantigas (1942) continuam anos-luz à frente do que se faz hoje em dia, no que toca à esmagadora maioria dos filmes apresentados em Portugal. No entanto, A Herdade parece-me também um justo candidato e ainda hei-de bisbilhotar O Ano da Morte de Ricardo Reis.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

 

Ser cinéfilo é ter conhecimento sobre cinema, é ter uma mente aberta sobre tudo o que nos rodeia, é encontra referências em tudo o que vemos, é respirar a 7ª arte... Digamos que ser cinéfilo é viver cinema.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Eu diria que sim, num sentido económico. As salas de cinema não podem colocar todos os filmes da atualidade em exibição e, por isso, entre as escolhas que têm a fazer, faz sentido que procurem exibir os de maior procura.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Ainda que espere que não, provavelmente irão acabar, sim. O futuro parece-me que vá ser ver cinema em plataformas de streaming. E 2020 veio apressar esse processo, infelizmente. A questão é que não há nada como ver um filme em sala de cinema, mas a evolução tende a que seja cada vez mais possível assistirmos a cinema com qualidade no quente da nossa casa.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Se não viram Amores Perros, de Alejandro Iñárritu, estão à espera de quê?

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Muito honestamente, sim. Desde que a pandemia surgiu, assisti apenas a Tenet nas salas de cinema e não podia ter-me sentido mais protegido. Sala com capacidade reduzida, lugares afastados, máscaras e sem intervalos para evitar a circulação. Não vejo porque é que o cinema tem que ser descurado e estar fechado até que a população esteja vacinada.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema português atualmente?

Como disse antes, a minha opinião sobre o cinema em Portugal é questionável. No entanto, tenho que assumir que nos últimos tempos tenho visto obras que, ainda que longe do que Portugal pode realmente fazer, me fizeram ter esperança no futuro. Portugal tem uma quantidade absurda de gente com qualidade, desde atores, a escritores, passando por todas as outras vertentes. É tudo uma questão de se arriscar mais e não se procurar apenas expor nudez e explosões baratas só porque sim.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Wagner Moura, muito provavelmente.

 

12) Defina cinema com uma frase:

"If you can dream it, you can do it.", Walt Disney.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Custa-me apenas acreditar que haja quem pague para se sentar numa sala de cinema, sem a intenção de ver o filme pelo qual pagou...

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Um filme que ainda não vi.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Penso que não seja regra obrigatória, mas de facto notam-se as diferenças nos filmes realizados por cinéfilos, para melhor.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Tenho por hábito esquecer essas más experiências, mas os maus filmes também são didáticos. São quase workshops curtos de como não fazer cinema.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Diria que o último que me ficou marcado de uma forma muito positiva foi Fyre (2019).

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Eu, pessoalmente, não. Mas já testemunhei e é de facto uma sensação estranha, mas há filmes que o merecem.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Diria Leaving Las Vegas ou Face/Off.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Naturalmente que é o Cambada de Críticos. Aconselho-vos todos a passar por lá.