01/02/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #264 - Felipe Diaz


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo de São Paulo. Felipe Diaz tem 30 anos, assistiu mais filmes que viveu a própria vida, além de disso também fez um curta, publicou um livro e humildemente acha que não entende do assunto. Também escreve Estórias Estranhas em  medium.com/@oChuck

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Gosto muito da Sala do Circuito SPCine que fica no Centro Cultural São Paulo Vergueiro, o porque da escolha é simples: a programação, o preço e o local são ótimos!

 

2) Qual o primeiro filme que você  lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

O primeiro filme que vi no cinema foi quando ainda criança era uma reexibição do Exterminador do Futuro 2, lembro de ser uma sensação magica, mas o filme que me fez pensar que o cinema é um lugar diferente é Star Wars Episódio 1 - A Ameaça Fantasma, entrei com tudo nesse universo e foi lindo até eu assistir o episódio 9, a pior experiência que já tive no cinema!

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Quentin Tarantino, Kill Bill Vol. Único.

P.S: Falei dele em meu podcast segue o link - https://bit.ly/38aqx86

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Bem, eu não gosto muito de criar essa “categoria”, no cinema acredito que o cinema seja universal, mas entendo o motivo de a usarmos. Pois bem, meu filme favorito nacional são dois, primeiro O Auto da Compadecida por ser um filme que representa bem uma crítica social atrelada ao humor reflexivo. O outro, mas não menos importante, é Central do Brasil por motivos de ser um filme foda pra caralho! Eu estava lá assistindo ao óscar (de casa) quando Fernanda Montenegro foi ROUBADA por Gwyneth Paltrow!

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

A etimologia da palavra já dá a resposta: É gostar de cinema. Sem meias palavras, sem aquele escrutínio de ser alguém diferenciado por ser cinéfilo. Cinefilia é ir no cinema, é ver um filme  em casa, é gostar disso!

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece  possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Sim. Apesar de em sua maioria propor uma experiência elitista!

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Não, mas talvez diminuam com tempo.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Ong Bak – O Guerreiro Sagrado, um filme tailandês que apresentou ao mundo Tony Jaa!

P.S²: Falo um pouco sobre ele aqui: https://bit.ly/3561voD

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Por ser uma experiência coletiva talvez o cinema deva esperar o máximo possível para reabrir com o maior número de pessoas vacinadas.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Nosso cinema faz filmes EXCELENTES, o que falta para nós é uma indústria que financie e consequentemente gere produtos ainda melhores! Uma prova disse é o filme Dois Coelhos que em algum momento do passado teve os direitos comprados para um remake norte -americano.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

São 5 na real que posso resumir, Daniel Rezende, Kleber Mendonça Filho, Seu Jorge, Paulo Miklos, Wagner Moura!

 

12) Defina cinema com uma frase:

Cinema é tudo, entretenimento ou educação, ócio e trabalho.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Cara, não foi inusitada numa sala de cinema, mas lembro-me de ir assistir ao filme O Exorcismo de Emily Rose com um amigo, e era a primeira vez dele numa sala de cinema e quando fomos comprar os ingressos a atendente perguntou “A entrada pra sessão é inteira ou meia?” e meu amigo respondeu “Inteira lógico, quero ver o filme todo!”.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Clássico Cult, mas não supera Lua de Cristal, né?

 

15) Muitos diretores de cinema  não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Acredito que não, cinema além de arte é um trampo como outro qualquer, talvez esses diretores tenham sucesso na carreira fazendo aqueles filmes mais genéricos, ou filmes onde a mão do produtor seja mais pesada a exemplo os filmes da Marvel onde o nome criativo mais forte é do Kevin Feige.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Não consigo pensar em nenhum, claro, há filmes que não gosto como Toy Story 4, e filmes que eu adoro como Jesus Christ: Vampire Hunter, porém isso não quer dizer que um seja bom e outro ruim. Sabe? Eu tento tirar algo de todo filme que vejo, pra o mal ou para o bem!

P.S³: Muita gente acha que Street Fighter O filme é ruim contudo pra mim ele é legal, falei dele também aqui https://bit.ly/3s9FLSI

 

17) Qual seu documentário preferido?

Na cabeça, sem pensar muito, vem Capitalismo, Uma Historia de Amor, Cortina de Fumaça, Super Size Me - A dieta do Palhaço. E tem 3 séries que eu adorei ter assistido Tiger King, The Toys That Made Us,  Lorena e High Score.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?

Cara, não tenho esse hábito. Há, há, há!

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Todos, porém destaco 8 Milímetros, Con-Air, A Cor Que veio do Espaço, A Outra Face, A Cidade dos Anjos.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

canalclaquete.com.br