11/04/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #365 - Pedro Amaral


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, de Santa Maria (Rio Grande do Sul). Pedro Amaral tem 23 anos, graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e pós-graduando em Produção Audiovisual para a Web. Atua como roteirista, diretor e produtor audiovisual freelancer. Já trabalhou na realização de curtas-metragens, videoclipes, vídeos institucionais, webséries, entre outros.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Em Santa Maria, temos duas redes de cinema em operação, a Cinépolis e a Arcoplex, e a programação das duas é bastante semelhante. Porém, a Cinépolis já experimentou trazer festivais temáticos para a cidade, como o Festival de Terror Japonês, o que proporciona uma programação mais diversificada. Por isso, fico com a Cinépolis :)

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Eu soube que a minha relação com a sétima arte era especial logo na primeira vez que fui ao cinema, ocasião em que assisti ao filme Xuxa e os Duendes 2. Lembro-me de sentir uma ansiedade semelhante à quando estamos prestes a entrar numa montanha-russa no caminho até a sala de projeção. No entanto, acho que a minha primeira experiência marcante no cinema foi Piratas do Caribe: No Fim do Mundo, por ter sido o primeiro blockbuster que assisti em um cinema. Por mais modesta que fosse a sala de exibição, lembro de ter ficado assombrado com as imagens e com o som do filme, e maravilhado com o poder de imersão que uma sala de cinema possui.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Eu tenho uma grande dificuldade em trabalhar com extremos quando o assunto é cinema - eleger o melhor ou o pior de qualquer coisa me deixa bastante angustiado. Ainda assim, fico confortável em citar Peter Jackson como meu diretor favorito, pois a Trilogia do Anel são meus filmes preferidos da vida.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Não sei dizer se é meu favorito, mas sou apaixonado por As Boas Maneiras. A atmosfera de conto de fadas com elementos de terror caiu muito no meu gosto, e as atuações são formidáveis.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Ser cinéfilo é muito mais do que apenas gostar de assistir a filmes. O cinéfilo é a pessoa que vai além, que contextualiza, que estuda, que quer ir além do filme. É a pessoa que busca entender os mecanismos por trás do filme e as razões para ele ser do jeito que é. Mas mais importante do que isso, o cinéfilo é a pessoa que respeita as diversas manifestações da sétima arte. Não quer dizer que ele tenha que gostar de assistir a todos os tipos de filmes, mas é preciso reconhecer que o seu gosto pessoal não é soberano. Há filmes para todos as preferências, e não cabe a ele julgar o que é melhor ou pior.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece  possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Acho que é bastante aceitável supor que os profissionais que trabalham na criação das programações possuem um conhecimento básico de cinema. No entanto, sabemos que quem realmente dita as regras é o mercado.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

As salas de cinema vão continuar se desenvolvendo tecnologicamente e se adaptando às mudanças nas formas de consumo de audiovisual, como sempre aconteceu o longo de sua história. Portanto, creio que elas jamais deixarão de existir, mas certamente passarão por transformações.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

O Homem do Sputnik, uma comédia nacional dos anos 50. É lastimável que filmes como esse estejam tão fora do alcance do público em geral. Os brasileiros precisam conhecer mais nosso cinema e descobrir a grande diversidade de produções que já criamos.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Economicamente falando, sim. Sanitariamente, tenho minhas reservas.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

O cinema brasileiro é, e sempre foi, maravilhoso. O que nos falta é maior incentivo à produção e circulação de nossos filmes.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Atualmente, estou muito interessado na filmografia da Gabriela Amaral Almeida. Pretendo assistir a todos os seus filmes.

 

12) Defina cinema com uma frase:

O cinema é um modo divino de contar a vida (Frederico Fellini).

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Não foi necessariamente uma cena inusitada, mas nunca esquecerei de um casal de idosos vibrando e aplaudindo Os Vingadores na mesma sessão que eu. Foi contagiante.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

É tão ruim que é bom.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Penso que um cineasta, assim como qualquer outro profissional da indústria criativa, precisa de referências para enriquecer e aprimorar seu trabalho. Um cineasta sem um bom repertório cultural, especialmente de filmes, certamente será muito limitado.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Como eu havia mencionado, não costumo trabalhar com extremos, mas Dollitle é uma das piores coisas que já aconteceram com o cinema.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Eu preciso reconhecer que meu conhecimento de documentários é bastante limitado (preciso assistir a mais filmes do gênero), mas Marina Abramovic - A Artista Está Presente me marcou muito.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Já, mais de uma vez!

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Gosto muito de Feitiço da Lua, mas vou de Homem-Aranha no Aranhaverso.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Acesso o Deadline e o The Hollywood Reporter diariamente..