12/04/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #367 - Nycolle Benevides


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nossa entrevistada de hoje é cinéfila, de Caucaia (Ceará). Nycolle Benevides tem 18 anos, é estudante de letras inglês da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e escreve no @umolharcinefilo sobre filmes por descontração.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Em relação a programação, com certeza é o Cinema do Dragão. Confesso que, por motivos de mobilidade, só pude ir lá uma vez, que foi para a Mostra Percursos, da Universidade Federal do Ceará, que é uma mostra de curtas produzida pelos estudantes de cinema, foi muito bacana, uma experiência bem legal. Por conta da pandemia, não houve uma segunda visita ao Cinema do Dragão, mas eu sempre acompanhei as programações pela internet, e adoro o fato deles abrirem o espaço para festivais, mostras, etc. O que me chama a atenção também é o fato dos filmes que ficam em cartaz serem os mais deixados de lado pela grande massa, contudo são espetaculares, e muitos desses são brasileiros. 

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Pensei bastante antes de responder essa pergunta, e vou ter que fugir um pouco do proposto haha Na verdade, não foi um filme, foi um vídeo, uma propaganda para ser mais exata, chama-se "Cadeiras" da Flix Media. Sempre que eu assisto esse vídeo, lembro porque eu amo o cinema!

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Não me prendo muito a favoritismo de um só diretor, gosto de assistir filmes diversos de diretores diversos e tentar entender como eles expressam a sua individualidade em cada obra. Porém, vou citar Tim Burton, e o meu filme favorito dele é Edward mãos de tesoura.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Eu adoro "O Palhaço" do Selton Mello, porque mostra a dificuldade de viver no circo ao mesmo tempo que fala sobre sonhos, e como, mesmo apesar deles serem pequenos, eles ainda são nossos. 

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Para mim, é amar a sétima arte sem nunca se cansar ou achar entediante, é ter curiosidade pelo novo, mas também se sentir atraído pelo velho, é poder ser teletransportado para histórias com culturas, línguas e traços diferentes através de adaptações cinematográficas. Eu pude ver estrelas em decadência em "Nasce uma estrela", pude perceber a diferença de classes em "Parasita" e em "Que horas ela volta?" também, eu acredito que isso é ser cinéfilo.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece  possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Gostaria de dizer que sim, mas eu mesma não conheço muitos cinemas que fazem nem mesmo essas programações em si. Como eu havia dito antes, em Fortaleza, tem o Cinema do Dragão, mas a sua grande maioria se encontram em shoppings, os quais não fazem esse tipo de programações. Infelizmente, no Ceará, o cinema, nesse sentido, sofre uma desvalorização, mas eu acredito que, com o investimento correto, pode haver uma melhora.

 

7)  Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Acho muito improvável, a sensação de estar em um cinema é muito marcante e incomparável. Acredito sim que os streaming vieram para ficar, mas não acho de maneira nenhuma que isso signifique que vamos dar adeus aos cinemas. Esse ano, após a abertura dos cinemas na China, por exemplo, "Avatar", um filme que já havia sido lançado há anos, retomou ao posto de maior bilheteria da história, provando que as pessoas estavam com muita saudade desse espaço.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

"Eu, Tonya" do Craig Gillespie.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Sinceramente, acho que deveriam esperar mais um pouco. Em nosso país, tivemos muitas mortes e ainda estamos tendo e, muito disso, por conta da própria população, então por mais que os cinemas se adaptem, é necessário que a população coopere também. Entrar em uma sala fechada, com ar condicionado e com pessoas que estão desrespeitando aquelas restrições pode piorar o atual cenário.

 

10) Como voce enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

 

Sobrevivendo de forma grandiosa em meio a desvalorização.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

 

Gosto bastante dos filmes com o Selton Mello.

 

12) Defina cinema com uma frase:

"A arte de se encaixar em histórias que não são suas"

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Eu não tenho tantas histórias inusitadas, mas houve um dia em que eu decidi comer sushi enquanto estava assistindo um filme  (Acredito que era Aves de Rapina), o que foi uma péssima ideia porque, obviamente, uma sala de cinema escura não é o melhor lugar para segurar um hashi em uma mão e, na outra, um potinho de shoyu. O problema foi que eu estava cheia de coisas e havia mais de um sachê de shoyu, procurei e não encontrei, e todas as luzes já estavam apagadas. Resultado: Passei o filme inteiro achando que tinha sentado em cima do sachê de shoyu e fiquei com muita vergonha de verificar e ter sujado minha calça, mas no final eu o encontrei e ficou tudo bem hahaha Não levem sushi para o cinema!

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Olha, ainda não assisti. Quem sabe um dia né? haha

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Eu acho que para você ser cinéfilo é necessário amar cinema. Fazer algo sem amar pode dificultar o processo, mas não o torna impossível. Acredito que, na produção de um longa, por exemplo, existe uma equipe extensa por trás daquilo, não é apenas o diretor. Então, acho totalmente possível desde que ele esteja inserido na equipe correta.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Nossa! Essa pergunta é muito difícil, talvez "Cada um tem a gêmea que merece" do Dennis Dugan.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Difícil escolher, citaria fácil mais de um, mas vou ficar com "Democracia em Vertigem" da Petra Costa, me tirou muitas lágrimas.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Com certeza, o último filme que me vem à mente em que isso ocorreu foi em "Coringa" do Todd Phillips.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Hahaha Vou dizer "Motoqueiro Fantasma" porque quando o filme saiu eu achei muito legal. Se eu assistir novamente, não sei se eu vou ter a mesma visão.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Acompanho o AdoroCinema, gosto bastante das críticas deles. No instagram, eu leio o @dicasdebonsfilmes @letismovie e o @arte7_cinema.