17/04/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #375 - Lidiane Bach


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nossa entrevistada de hoje é cinéfila, de Porto Alegre (Rio Grande do Sul). Lidiane Bach tem 40 anos, uma pisciana que vive navegando pelos mares do cinema, da literatura, do tarot e da arte em geral. Apaixonada por viajar e procurar poesia nos acontecimentos cotidianos. Licenciada em Artes Visuais e uma completa apaixonada pela arte de parar o tempo: a fotografia.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Sala Redenção, porque acho incrível a curadoria que fazem trazendo filmes que dificilmente eu descobriria sozinha.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Não sei se foi o filme que me fez pensar que o cinema é um lugar diferente, mas me fez ter certeza que o cinema poderia me ensinar muito: Deus e o diabo na terra do sol, do Glauber Rocha - esse filme é um marco para minha experiência com cinema.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Eu amo o Almodóvar, Tudo sobre minha mãe.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Eu sou uma completa apaixonada pelo nosso cinema! Pode roubar? Não quero indicar de novo Deus e o diabo na terra do sol, então vou indicar um filme mais atual, porque nosso cinema vem num crescente maravilhoso, vou votar em Bacurau, do Kléber Mendonça Filho, por trazer uma estética que fez meu coração vibrar lembrando com a proximidade com o "cinema clássico", o filme é arrebatador, visceral e necessário. Sai do cinema com um vazio na alma e com milhares de questionamentos fervilhando na minha cabeça ... coisas que a experiência do cinema faz conosco: "nos suga para dentro da narrativa e nos devolve desconstruídos", amo.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

 

Putz! Eu sei que sou cinéfila, mas é algo tão natural, tão visceral que não tinha parado para pensar no que isso significa para mim ... sei lá, é uma paixão que me move, me alimenta e me ajuda a "enfrentar" a realidade.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Não

 

7)  Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Meu coração fica apertadinho em pensar nisso, espero que não aconteça, mas a esperança está pequena.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Um nacional, porque não perco a oportunidade de dizer que nosso cinema é maravilhoso!

Por que você não chora? da Cibele Amaral.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Morro de saudade de uma sala de cinema (já tem um ano que não entro numa), mas acho que enquanto não for seguro é complicado reabrir; embora tenha o outro lado, fico pensando que é muito mais complexo que abrir ou não, tem toda uma questão econômica envolvida também, o que significa pessoas que dependem das salas abertas para comer, por exemplo ... é difícil dizer algo sobre o assunto.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

 

Acho que o nosso cinema é de altíssima qualidade, sinto tanto todo esse "desmonte" do nosso audiovisual. Atingimos um patamar de excelência e precisamos seguir produzindo e nos aperfeiçoando.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Os filmes da diretora Laís Bodanzky, acho ela genial.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Vou com o Fellini: o cinema é um modo divino de contar a vida!

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Não lembro de nenhuma, mas vou citar a performance que a Helena Ignez realizou na Cinemateca Capitólio, aqui em Porto Alegre, foi uma experiência surreal.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Sério mesmo que vai fazer isso comigo? afff ... Um filme desnecessário, mas gostei da militância: todos os pequeninos merecem proteção, alimentação, amor ... tinha mais alguma coisa que não lembro agora.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não acho que seja um pré requisito, mas creio que quanto mais filmes se assiste, mais se estuda cinema, maior a chance do diretor dominar a linguagem e fazer escolhas mais certeiras.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Putz, tô lascada! Não costumo falar das coisas que não gosto ... assisti esses dias o musical Cats, do Tom Hooper ... eu adoro musicais, mas esse foi muito ruim.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Aqui vou "chover no molhado", vou indicar o Eduardo Coutinho e o maravilhoso Edifício Master, seria heresia da minha parte não indicar Coutinho.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Claro, Senhor dos Anéis, só de lembrar da saga já me emociono!!!

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Fácil, Cidade dos Anjos, um clássico da minha adolescência, rsrss

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Os blogs que eu mais leio são: Papo de Cinema, Guia do Cinéfilo, Cinema com Rapadura.