09/06/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #439 - Vanessa Pinheiro


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nossa entrevistada de hoje é cinéfila, de São Paulo. Vanessa Pinheiro tem 42 anos. Cinéfila de carteirinha, escritora, roteirista e diretora de criação da Haja Criação Studios. Atualmente está escrevendo a sua segunda série Contos de Mulheres, inspirada nos Contos do Nelson Rodrigues e nos Filmes do Woody Allen, nessa série ela mescla drama com humor, costuma compartilhar os contos e episódios no Instagram e pretende começar gravá-la em breve. Também escreve roteiros para videoclipes e curtas. Estuda Marketing na Fatec Sebrae.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

A minha sala de cinema preferida é o Espaço Itaú de Cinema, porque o acervo de filmes geralmente é bom, a qualidade das salas é excelente e fica localizado na Avenida Paulista que é um lugar maravilhoso aqui em Sampa com várias outras opções de passeios culturais e por ser cinema de rua.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Que pergunta difícil essa, porque são muitos os filmes. Mas o filme que me fez enxergar o cinema como uma obra de arte e me fez perceber o quanto sou apaixonada por essa arte desde de criança foi o Cinema Paradiso de 1988.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Outra pergunta difícil Raphael, rsrsrs. O Pedro Almodóvar, é o meu diretor favorito de cinema, ele consegue que um ator mediano faça uma atuação magnifica. E o meu filme preferido dele é Dor e Glória.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

O meu filme nacional favorito é o “Cidade de Deus”. Adaptação do roteiro é maravilhoso, direção e atuações impecáveis! Fotografia esplêndida! E sem dúvida um dos melhores filmes não só do Brasil, mas do mundo.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

É ser completamente apaixonado por filmes e por tudo que envolve a sua composição. É saber apreciar e analisar com os olhos da arte: uma direção, atuação, roteiro, fotografia, trilha sonora e etc.

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Depende. Acredito que a maior parte das salas de cinema tem sua programação feita por pessoas que querem ver suas salas cheias, não necessariamente elas precisam entender de cinema o que elas precisam, é estar por dentro dos lançamentos, e optarem por aqueles filmes que vão entreter o público em geral, filmes para toda a família no caso. Que geralmente são os cinemas de shopping. Acredito que seja extremamente necessário que o responsável pela programação entenda de cinema, nas salas, como: Espaço Itaú de Cinema, Cine Sesc, CCBB entre outros, por exemplo. Onde o público tem um certo conhecimento sobre cinema e por ser mais seletivo.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Talvez. Mas, no que depender de mim não acabará! “E mesmo que um dia não exista mais salas de cinema, os filmes sempre irão existir, porque é impossível que a criação não crie!”

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram, mas é ótimo.

Um filme que vi recentemente e achei o roteiro genial é, Quem Você Pensa Que Sou com a linda e talentosíssima Juliette Binoche, direção de Safy Nebbou, está no streaming do Telecine.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Acho que, mesmo que todos ainda não estejam vacinados, é possível reabrir as salas, desde que sigam todos os protocolos de segurança e evitando aglomerações, afinal, as salas de cinema precisam se manter.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Boa, muito boa mesmo em todos os aspectos cinematográficos! Mas, sei que pode ficar ainda melhor!

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Lázaro Ramos, um puta ator e é brasileiro! Sua atuação em Madame Satã, por exemplo, maravilhoso.

 

12) Defina cinema com uma frase:

“Olhares fixos, ouvidos atentos, rostos enternecidos, bocas abertas, risos, choro, gargalhadas, susto, vidas e semelhantes: cinema!”

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Um casal discutindo na fila do ingresso, a mulher vai embora com raiva e o cara convida uma outra mulher que também estava na fila, para assistir o filme com ele. E ela aceita.

 

14) Defina ‘Cinderela Baiana’ em poucas palavras...

Rir pra não chorar, ou chorar de tanto ri...kkkkkkkkkk

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo? 

Se muitos diretores de cinema não são cinéfilos, logo um cineasta não precisa ser um cinéfilo. Porém, acredito que se um cineasta, também é um cinéfilo, isso pode influenciar num melhor resultado final.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida? 

Um dos piores filmes que assisti foi Mulher Gato, de 2004. Mesmo a Halle Berry sendo uma gata, o filme é ruim de doer.

 

17) Qual seu documentário preferido? 

O meu documentário preferido é da Agnès VardaVarda Por Agnès”, que mulher talentosa, esse documentário é uma epifania de criatividade!

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?

Sim, já bati palmas na cena final de Kill Bill Vol. 2, Uma Thurman com a filha no carro. Puta filme bom do caralho! Quentin Tarantino...sem palavras!

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu? 

Adaptação do Spike Jonze, aliás, os filmes do Spike Jonze são ótimos, é um diretor que eu gosto bastante. E o Nicolas Cage é o meu guilty pleasure, favorito.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Não costumo muito acessar sites de cinema pra ler, mas quando preciso fazer alguma consulta acesso o Allmovie.

 

21) Qual streaming disponível no Brasil você mais assiste filmes?

Telecine.