01/05/2022

, ,

Crítica do filme: 'Um Jantar entre Espiões'


Como reagimos sobre as escolhas da vida. Chegou recentemente ao catálogo da Amazon Prime Video uma tentativa de filme de espionagem mas que na verdade acaba sendo um raso drama amoroso que fala basicamente sobre escolhas e como podemos reagir dentro de um relacionamento que de alguma forma também envolve nossa profissão. A direção é do cineasta dinamarquês Janus Metz com roteiro baseado no livro All the Old Knives de Olen Steinhauer.


Na trama, conhecemos Henry (Chris Pine), um agente do alto escalão da CIA que esteve envolvido anos atrás em uma operação em Viena que acabou de forma trágica e onde informações vazaram de dentro da agência para os terroristas. Ele agora, ano mais tarde, tem a missão de reconectar os fatos e montar um novo quebra-cabeça para descobrir as verdades sobre aquele dia que marcou a história de todos os envolvidos. Assim, marca um jantar com sua ex-namorada Celia (Thandiwe Newton) e que também estava trabalhando no caso naquele dia para tentar confrontá-la e saber se ela estava envolvida no vazamento das informações. Durante a tarde, que logo vira a noite, vamos entendendo as verdades sobre o passado.


Não sei se o roteiro pensou uma coisa e acertou em outra. Parece. Muito mal camuflado de filme sobre espionagem, Um Jantar entre Espiões é um filme sobre relacionamento. O roteiro usa do flashback para nos mostrar fatos na visão dos envolvidos sobre um dia fatídico na vida de todos deles. Assim, somos apresentados mais profundamente a dois personagens que se veem de alguma forma em conflito por manterem um relacionamento amoroso e mesmo assim trabalhando para a CIA em uma cidade europeia. Esse conflito é visto sob os olhares de todos e acaba sendo esse que define as consequências de tudo que acontece.


Há uma tentativa de suspense, no tom de um jogo de gato e rato, como se alguma lacuna precisasse ser preenchida na vida dos dois ex-amantes. Mesmo na linha do confronto em um encontro nem tão amistoso assim, vamos entendendo os motivos dos conflitos que eles passam, cada qual na sua verdade. O desfecho é apenas satisfatório dentro de uma obviedade. Se você espera um filme de espiões, intrigas e etc, esse não é o filme pra você. Mas se busca um drama sobre escolhas e relacionamentos, pode dar o play!