11/08/2022

Crítica do filme: 'Minhas Férias com Patrick'


As desilusões de amores não correspondidas. Inspirado no livro Travels with a Donkey in the Cévennes do escritor britânico Robert Louis Stevenson (lançado em 1879), o longa-metragem francês Minhas Férias com Patrick é uma viagem de auto descoberta de uma professora ingênua, com muitos relacionamentos fracassados pelo caminho, que luta pela atenção do seu amante. Dirigido pela cineasta Caroline Vignal, o projeto disponível lá na MUBI, é um road movie que explora os ensinamentos e desconstrução da protagonista.


Na trama, conhecemos Antoinette (Laure Calamy, vencedora do prêmio César ano passado por esse papel) uma professora solteira que tem um amante, Vladimir (Benjamin Lavernhe), esse, pai de uma de suas alunas. Quando chega a época das férias a protagonista acha que passará juntinha com o atual amor de sua vida mas é deixada de lado por ele. Mesmo assim, ela resolve embarcar em uma jornada de longas caminhadas com um burro chamado Patrick pelo Parque Nacional de Cévennes para ir de encontro aonde o amante passará as férias com a esposa e a filha.


Como o foco total na protagonista, uma lupa é colocada sobre as emoções da mesma. Refletimos sobre o modo como pensa a questão dos relacionamentos, os conflitos com as visões e críticas de outros sobre a sua atual situação amorosa, uma desconstrução é vista de maneira leve e até mesmo descontraída. Muitas vezes ingênuas dentro desse relacionamento secreto que vive com o amante atual, acaba sendo alvo fácil da decepção. Mas a questão é: ela reflete sobre isso? O filme busca esse elo, como essa ponte é feita, o cair da ficha sobre essa história. O simbolismo do burro acaba sendo uma metáfora sobre proteção, sobre o esconder o sofrimento nessa amizade inusitada.


O brinde à solitude chega já na obviedade do desfecho, o aprendizado em forma de lições para toda uma vida. Quem sabe um novo amor com novas atitudes? Minhas Férias com Patrick mesmo em seu ritmo lento pode encantar alguns pelo olhar detalhista dentro de emoções contidas.