16/03/2023

Crítica do filme: 'John Wick 4: Baba Yaga'


O limite que chega até aos imbatíveis. Chega aos cinemas no dia 23 de março, filme mais longo do sucesso de uma sequência de filmes protagonizado por Keanu Reeves, John Wick 4: Baba Yaga com quase três horas de duração. A franquia criada pelo norte-americano Derek Kolstad dessa vez volta a bater forte os corações dos amantes de filmes de ação com referência à filmes de faroeste e intensas sequências que lembram dos bons filmes de ação dos anos 90! John Wick chegou em 2014 quase desapercebido e virou logo uma força nostálgica se tornando ao longo de suas sequências uma marcante história dentro do cinema de ação que será sempre lembrado, sendo esse o último, ou não, filme da franquia.


Na trama, voltamos a encontrar o anti-herói John Wick (Keanu Reeves) que dessa vez busca refúgio nos últimos amigos que lhe restam chegando a uma única solução que é a de enfrentar a organização que comanda o crime no mundo e da qual está jurado. Percorrendo o Japão, a França, o protagonista terá que enfrentar novos e enormes desafios como novos desafetos e antigos rostos conhecidos.


Ao longo do tempo, o universo John Wick foi só expandindo. E olha, sem perder a essência do personagem, criatividade não faltou! Os ótimos diálogos, que vem desde o primeiro filme, continuam consistentes nessa quarta jornada, abrindo sempre caminho para um foco total em torno do emblemático personagem mas sem deixar de instigar com um contexto cheio de variáveis conflitantes ligados principalmente a vilões (melhor chamar de antagonistas) que somam demais à trama.


O diretor de todos os filmes da franquia, Chad Stahelski, foi um belíssimo trabalho! Chad está em Hollywood faz tempo, fez carreira primeiro como dublê e inclusive foi quem completou as cenas do protagonista de O Corvo (1994) após a morte de Brandon Lee, com o rosto de Lee sendo inserido digitalmente na pós-produção.


Será hora de dizer adeus? John Wick 4: Baba Yaga, no mínimo é o fechamento de um enorme e muito bem realizado arco que começa no primeiro filme e vamos vendo seus desenrolares, e surpresas, ao longo de suas sequências.