15/01/2024

Critica do filme: 'Fale Comigo'


Um grupo de amigos. Um artefato macabro. Sessões de possessão que tem tudo pra dar errado. Uma brilhante narrativa que envolve o espectador pra dentro de um intenso clima de tensão. Primeiro longa-metragem dupla de irmãos cineastas Danny Philippou e Michael Philippou, Fale Comigo não reinventa a roda dos filmes de terror mas busca na criatividade e principalmente na análise profunda na construção de seus personagens a força para um longa-metragem que deve conquistar até que não gosta de filmes de terror. O filme, que estreou nos cinemas brasileiros em agosto de 2023, chegou recentemente ao catálogo da Prime Video.

Na trama, conhecemos um grupo de amigos que resolvem se reunir para uma sessão de possessão através de um artefato macabro que chega até um deles. No início já se deparam com terríveis situações e não percebendo o perigo que podem estar correndo resolvem continuar se encontrando e realizando as sessões. Até que um deles, a protagonista Mia (Sophie Wilde) acaba sendo atingida em cheio pela obsessão à situação, abrindo assim uma conexão constante com os seres do outro lado.

Rodado todo em Adelaide, na Austrália, Fale Comigo, refletindo sobre uma geração, bate de frente com espíritos de uma juventude completamente incapaz de enxergar os limites, muitos desses vivendo em bolhas de imaturidade. Todo roteiro que possui o alcance às consequências dos atos já merece destaque. Longe de qualquer simplicidade para mostrar os desenrolares da ação obsessiva de sua protagonista (a história se desenvolve com um foco maior em Mia, brilhantemente interpretada por Sophie Wilde), a narrativa encontra o egoísmo, o trauma, as desilusões, depressão, ciúmes, culpa, atos impensados, de uma forma dinâmica e envolvente.

Chegando com eficiência nos pontos altos de tensão da narrativa, além de ser muito bem filmado, o filme vai causar alguns sustos. Essa imersão à tensão é a prova de que Fale Comigo consegue seu objetivo que é fazer refletir sobre os limites dentro de uma juventude imatura sem se esquecer do entretenimento que o cinema pode proporcionar. Destaque por onde foi exibido, esse longa-metragem australiano está disponível na Prime Video. Ah! Se vai ter continuação não sabemos. Há margem para tal.