26/08/2020

Crítica do filme: 'Temporada'


A simplicidade na captação de uma delicada vida. Escrito e dirigido pelo cineasta André Novais Oliveira, Temporada é um retrato muito delicado de uma mulher negra na periferia de Belo Horizonte, mais exatamente na cidade de Contagem. Suas descobertas, abandonos, paixões e a busca por uma estabilidade não só profissional mas também emocional. Com uma atuação maravilhosa de uma das melhores atrizes do cinema brasileiro atualmente, Grace Passô, Temporada ganhou o prêmio de Melhor filme no Festival de Brasília e está disponível no catálogo do streaming Netflix.

Na trama, conhecemos rapidamente um grupo de concursados que trabalham no combate à dengue e outras doenças na cidade de Contagem, em Belo horizonte. Mas o foco é na recém chegada Juliana (Grace Passô) que veio sem o marido para uma nova cidade pois fora chamada às pressas para assumir sua função no concurso que passou. Ao longo dos dias que passam, começa a entender melhor sua nova profissão, seus novos amigos e a visualizar o que pode ser de sua vida dali para frente.

É preciso de sensibilidade para se conectar completamente ao que vemos. A protagonista é forte, fala com o olhar, se descontrói para se tornar uma nova mulher, com novas paixões e novos rumos para seu destino. Não existe final feliz ou final triste, existe uma luta. O filme não deixa de ser o retrato de tantas outras mulheres brasileiras e suas lutas diárias por um melhor viver, tanto emocional, quanto profissional. Um profundo e delicado filme do bom cineasta André Novais Oliveira.