23/09/2020

Crítica do filme: 'A Vida Extraordinária de David Copperfield'


A vida e sua trajetória: o que para alguns pode parecer até um conto de fadas! Não se engane, não tem nada de ilusionismo nas próximas palavras. Baseado no livro de Charles Dickens chamado David Copperfield, publicado em meados de 1850, The Personal History Of David Copperfield, dirigido pelo cineasta escocês Armando Iannucci (A Morte de Stalin) é antes de mais nada uma metáfora muito inteligente por trás de toda a luta de classes diferentes, em um período antigo onde o mundo buscava seu desenvolvimento. Repleto de personagens excêntricos (lembra até certo ponto a obra-prima de Tim Burton, Peixe Grande e Suas Maravilhosas Histórias), com uma direção de arte impecável, a saga de David é muito dinâmica, não dá tempo para piscar. Há também um desfile de artistas competentes que formam um conjunto harmônico de grandes atuações.

Desde seu nascimento e dentro de uma narrativa/cronologia corrida, com um ar de filme épico, em The Personal History Of David Copperfield, conhecemos David Copperfield (Dev Patel), um jovem que após sua amorosa mãe Clara (Morfydd Clark) se casar novamente é expulso de casa pelo novo padrasto Murdstone (Darren Boyd) e enviado aos cuidados do malandro Mr Micawber (Peter Capaldi). A partir daí, sua vida muda radicalmente e ele cresce em busca de seu quase evidente sonho de contar suas inimagináveis histórias para os que querem ouvir, assim entende melhor o mundo em que vive, faz amizades, encontra a inveja mas também descobre o amor.


A vida é uma trajetória fantástica para quem assim a quiser e tiver coragem de se arriscar nela. Colocando todo um contexto sociológico importante (posso até dizer que algumas situações quase atemporal) como plano de fundo, a saga de David é daquelas que beiram ao mirabolante. Iannucci consegue dar algum sentido ao clichê do lema ‘desastre ao triunfo’ colocando uma lupa sobre as classes e suas linhas distantes, além de dar uma sutileza e sensibilidade aos ótimos e peculiares personagens que vão chegando aos montes durante todas as passagens da vida do personagem título. Um belo trabalho, pra você enxergar muita coisa pelas entrelinhas.