04/09/2020

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #81 - Ryta Carvalho


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

Nossa entrevistada de hoje é cinéfila, residente de Fortaleza-Ce, trabalha com Social Media, formada em medicina por House, e em gastronomia por Masterchef, viciada em filmes, séries, e músicas dos anos 80. Estudante de Publicidade e Propaganda, Ryta Carvalho lançou o Cinemátikah (https://www.instagram.com/Cinematikah) para fugir do tédio da quarentena, com o objetivo de indicar filmes e séries num tom sincero e pessoal.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Com certeza, UCI Kinoplex Iguatemi. Por que a programação é mais abrangente. Eu posso chegar lá e escolher um filme de acordo com meu estado de espírito, sem falar que é o único a sempre ter a versão legendada dos filmes, aqui em Fortaleza isso é um problema. Também preciso pontuar o Cine Dragão do Mar, que é referência em exibição de filmes clássicos e nacionais.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Agora eu dar uma lembrança bem específica. Alguém ainda lembra do Cine Belas Artes? Era um horário nas madrugadas de sábado do SBT que sempre passavam filmes clássicos, ou classificados como cult. Num sábado desses eu assisti pela primeira vez Laranja Mecânica do Stanley Kubrick, e eu lembro de ter ficado tão chocada e tão encantada que quase não consegui dormir. A partir daquele dia eu passei a ver o cinema com outros olhos.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Eu posso dizer com toda a certeza que é o Quentin Tarantino, sou ficcionada pela personalidade dos filmes dele, sendo Pulp Fiction o meu favorito. É o único diretor que eu acompanho tudo e aguardado as produções ansiosamente.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Se eu não dissesse que é O Auto da Compadecida eu estaria mentindo, mas eu também gosto muito de um particularmente estranho chamado O Cheiro do Ralo de 2007 também protagonizado pelo Selton Mello.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Eu não sou muito de rótulos, eu parto da premissa que ser cinéfilo é amar, aprender e tentar tirar sempre alguma coisa boa de cada filme, mesmo sendo ruim. É manter sempre a mente aberta para conhecer histórias, pessoas e culturas diferentes. É deixar transparecer os sentimentos e viver cada filme como uma experiência.

 

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Eu acho que a maioria dessas pessoas entendem de entretenimento, e não do cinema propriamente dito. Por que num período de lançamento de filmes da Marvel ou DC, eles disponibilizam a maioria das salas para um mesmo filme. E eu não to parafraseando o Scorsese não, eu sou consumidora árdua e amo esses filmes, mas não acho certo tirar o espaço das outras produções.

 

7)  Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Obviamente que não, o cinema ainda continua um dos mercados mais rentáveis do mundo. Sem falar que ir ao cinema virou uma necessidade das pessoas, como fazer compras ou ir à praia. Mesmo em épocas de reinado de streamings, vejo que tem espaço e público para todos.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Assisti um recentemente, que nunca tinha visto ninguém comentar e é divino, Professor Marston e as Mulheres Maravilhas, filme biográfico do criador da Mulher Maravilha, recomendo muito.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Esse é um tema que divide opiniões, mas eu particularmente antes do amor pelo cinema, respeito a vida das pessoas, e nós sabemos que nem todo mundo é consciente sobre os métodos protetivos. Então por isso, não sou a favor da abertura antes da vacina.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Eu acho que o cinema brasileiro cresceu muito, tanto em relação as produções como em roteiros, claro que como em todo o mundo existem produções sem graça e sensacionalistas, mais no geral eu admiro e respeito esse cinema que é batalhador e faz sua arte mesmo no meio de tantos obstáculos. Bacurau ta ai para provar o potencial do cinema brasileiro atual.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Selton Mello, meu divo master blaster, sou fascinada pelo trabalho dele.

 

12) Defina cinema com uma frase:

O Cinema é uma busca incessante por experiências.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema.

Nunca tive a sorte de presenciar nada inusitado no cinema, só eu mesma que cheguei atrasada para assistir o Homem-Aranha 3, sai correndo, caí e rolei pelas escadas da sala, a sorte foi que as luzes já estavam apagadas e (quase) ninguém viu/riu.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Primeiramente, eu ri alto da pergunta. Eu era a menina que tinha o bambolê e os tamanquinhos da Carla Perez, então a minha visão é meio deturpada, kkkk. Mas eu parto do pressuposto que, se podem aclamar The Room, por que não Cinderela Baiana?

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não necessariamente. Um diretor tem como papel expressar o roteiro através da visão dele, ele precisa te fazer sentir coisas e despertar sensações. Eu acredito que muitos deles tem suas referências, porque eu acho que seja necessário saber o que está acontecendo no mundo cinematográfico, mas o objetivo da maioria deles é se expressar uma maneira particular.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Essa é fácil, Kung Pow: O Mestre da Kung-Fu-São de 2002, ainda não superei a vaca lutando Kung Fu.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Dizer só um é difícil, então vou dizer um nacional e um de fora. O primeiro é Paris is Burning de 1990 e Cabra marcado para morrer nacional de 1984, ambos icônicos.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?

Sim! Eu sou bem emotiva e sempre deixo isso transparecer de alguma forma. As pessoas aqui também são muito empolgadas, o ultimo que eu lembro de palmas, gritos e lágrimas foi no Vingadores: Ultimato.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Eu sou defensora do Nicolas Cage de carteirinha. Gosto de muitos filmes dele, principalmente os dos anos 90, mas Cidade dos Anjos para mim é o melhor. E eu gosto dele como Motoqueiro Fantasma (Me julguem).