16/09/2020

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #95 - Jefferson Batista


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

Nosso entrevistado de hoje é um cinéfilo de Rio Branco, Acre. Jefferson Batista é graduado em Psicologia, e desde a infância gosta de desenhos, filmes e séries, quando foi crescendo o gosto foi amadurecendo e cada vez mais foi se encantando por histórias mais complexas, e por entender como funcionava o mundo fantástico do cinema. Até que decidiu criar em conjunto com a sua esposa a página no instagram Pipoca com Brigadeiro (@pipocacombrigadeirooficial), (sempre comemos pipoca e brigadeiro quando assistimos qualquer coisa srsrs), e mais recente começou também com um canal no YouTube.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Na minha cidade, apesar de ser capital, só temos uma rede de cinema, que fica no único shopping da cidade, então meio que não temos muita opção e nem critério de comparação, mais ainda bem que tem pelo menos essa.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

O primeiro filme que eu vi no cinema foi Homem-aranha 3, então meio que não vale como experiência positiva, mas o primeiro filme que eu me lembro por ter me impactado foi A.I. Inteligência Artificial, assisti provavelmente com uns 13 ou 14 anos e foi a primeira vez em que eu senti o peso de uma história, com questionamentos como, "o que é vida" ou "o que define a consciência", e eu entendi quais sentimentos e emoções que o cinema pode trazer, e como essa experiência pode ser transformadora.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Difícil responder, gosto e acompanho tantos diretores, mas hoje em dia gosto muito do Christopher Nolan, acho incrível a forma como ele traz assuntos complexos para seus filmes, fazendo o grande público, que está acostumado com Blockbusters, sair do cinema falando sobre viagem no tempo, buracos negros e coisas assim.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

O Auto da Compadecida, eu o assisti diversas vezes desde a infância até hoje, e a cada vez esse filme traz algo novo, mescla magistralmente o humor, drama, críticas sócias, e é um recorte incrível do povo brasileiro.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

É ser apaixonado pelo cinema, e tudo que permeia essa arte, sabendo aproveitar todas suas vertentes e gêneros, e com isso acaba vendo elementos em cada obra, que as vezes as outras pessoas não enxergam, é também apreciar a experiência de se assistir a um filme de uma forma única.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Não, principalmente aqui na minha cidade, o cinema prioriza o que traz lucro.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Eu espero que não, mas pelo menos no contexto que estamos, acho que vai haver uma diminuição dos números de salas e das ofertas de filme, mas eu ainda acho a experiência de ir ao cinema tão única, que talvez isso possa manter o cinema vivo por muito tempo.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Acredito que o próprio A. I. Inteligência Artificial, apesar de ser um diretor conhecido, eu acho que o filme não chegou no grande público, e é uma história tão incrível, nos faz refletir.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Não, pelo menos não aqui no Brasil, como as coisas foram conduzidas, não temos garantias e nem protocolos eficientes que possam garantir a segurança dentro de uma sala de cinema.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

O cinema brasileiro evoluiu bastante no quesito de qualidade e até mesmo competitividade com os filmes estrangeiros, mas eu acho que o pior erro para o cinema nacional é tentar imitar a forma de Hollywood em seus filmes, o cinema nacional precisa trazer sua identidade, seja um filme de comédia ou um drama, tem que ter a cara do brasileiro, com personagens que poderiam ser vistos na rua.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Selton Mello, ele é um ator muito versátil, e os filmes com ele sempre são sutis na forma como trazem a emoção.

 

12) Defina cinema com uma frase:

A imersão na experiência.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Quando eu fui assistir o primeiro Hobbit, eu fiquei com vontade de ir ao banheiro nos primeiros 30 minutos de filme, e ele tem quase 3 horas de duração, uma semana depois fui assistir novamente quando deu 30 minutos de filme, novamente fiquei com vontade de ir ao banheiro, então me desesperei, mas fiquei até o fim do filme.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Nunca vi, mas quero vê só pelo meme.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Acredito que um diretor consegue fazer um filme somente usando as técnicas, mas em qualquer tipo de arte a referência é a bagagem que isso traz, pode pesar bastante.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Difícil dizer, já vi tanto filme ruim, que eu acabo esquecendo dos nomes, e eu costumo fugir daqueles famosos filmes bizarros com violência, sangue morte e histórias esquisitas. (Centopeia Humana).

 

17) Qual seu documentário preferido?

 

Conversando com um Serial Killer: Ted Bundy. Gosto muito de história que falam sobre a mente, e esse documentário mostra tanto os fatos como cria um perfil sobre o criminoso, e é bem completo.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Já sim, algumas vezes, acho interessante quando isso acontece, porque parece que todos ali naquele momento estão conectados agradecendo a experiência.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Cidade dos Anjos. É meio clichê de comédia romântico, mas gosto dele, acho que por causa da mensagem de o quanto as experiências vividas ao lado de quem amamos são importantes.