07/11/2020

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #166 - Sarah Dutra


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nossa entrevistada de hoje é cinéfila, de Belo Horizonte. Sarah Dutra é radialista e jornalista por formação. Integrante do @contraotedio por hobbie. Fã de filmes de fantasia e dramas pesados (se os dois estiverem juntos, melhor ainda), adoradora de séries que chegam ao fim, de músicas empolgantes e de podcasts criativos.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Belas Artes pela possibilidade de assistir filmes fora do circuito, que não sejam de língua inglesa, por exemplo. Cineart Boulevard pela qualidade técnica da sala.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Aladdin. Não sei se é uma memória criada, já que eu era muito novinha, mas lembro de fica encantada com a cena de Mundo Ideal.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Quentin Tarantino. Cães de Aluguel.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

O Auto da Compadecida. Me acompanhou desde muito cedo, foi quando entendi onde está a beleza do cinema nacional e também de ser brasileira.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Ser cinéfilo pra mim é ter a oportunidade de descobrir novos mundos, através de filmes que mostram culturas e hábitos diferentes dos meus; escapar da minha vida, ou entender mais sobre ela; é ter empatia por personagens fictícios ou não. É estar aberta a conhecer o diferente e a ter outro olhar sob a minha realidade.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Não. Os cinemas são feitos para que aquelas produções que tem maior orçamento sejam vistas por mais pessoas. Por isso cinemas alternativos se fazem tão importantes. Por outro lado, cinema vem se tornando um espaço cultural extremamente elitista, com valores de ingresso altíssimos, que impossibilitam o acesso da maior parte da população àquele espaço de lazer. Mesmo parte da população considerada como "classe média" já não consegue pagar os valores com a frequência que gostaria.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Acredito que não, mas podem se tornar cada vez mais segregadoras. Ir ao cinema atualmente já pode ser considerado um luxo.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Jogo de Cena - Eduardo Coutinho.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Não

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Fico feliz em ver que o cinema nacional vem sendo mais divulgado atualmente. Hoje você encontra (alguns poucos) filmes nacionais alternativos na Netflix. Porém, com a falta de investimento e estímulo por parte do Governo Federal, podemos regredir.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Nenhum.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Uma projeção de imagens que, combinada com uma boa acústica, é capaz de te transportar no tempo e no espaço.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Pessoas saindo da sala no meio do filme O Aviador ou qualquer filme do gênero que atrai o público "errado" por ter algum ator ou atriz muito famosa como protagonista.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Não posso opinar. (PIRES, GlÓRIA)

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Ter boas referências e estudos faz muita diferença na qualidade do trabalho de quase qualquer profissão. Nesse caso, a definição de cinéfilo é essencial. Não acho que um diretor precisa assistir e estudar tudo o que encontra, mas aquilo que faz sentido dentro dos seus projetos.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Provavelmente algum com o Adam Sandler.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Jogo de Cena.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Graças às deusas não.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Senhor das Armas.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Cinema em Cena.