03/12/2020

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #200 - Bruna Berlitz


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.


Nossa entrevistada de hoje é cinéfila, de Porto Alegre. Bruna Berlitz é formada em produção multimídia. Desde pequena sempre gostou de ficar imaginando histórias, e acredita que o storytelling é uma das formas de comunicação mais poderosas que temos. E na sua opinião os filmes tem grande importância em nossa sociedade exatamente por fazerem isso tão bem, que é representar pessoas, sentimentos e lugares, de uma maneira que nos transporta para a realidade daquele universo mágico do cinema. Por isso, ama compartilhar as suas percepções sobre a sétima arte no instagram (@brunaberlitz), de forma que a nossa rede se torne um lugar cada vez mais acolhedor e que estenda o conhecimento de todos que tem essa mesma paixão por filmes.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Acredito que as minhas salas preferidas em relação a programação sempre foram as do Espaço Itaú de Cinema, dentro do shopping Bourbon Country. Isso porque além de exibir os blockbusters, eles também exibem sessões de filmes menos conhecidos, inclusive de outras nacionalidades que não americanas ou brasileiras.

 

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

É muito difícil lembrar um filme exato que assisti quando esse pensamento veio na minha mente, porque pra mim sempre foi uma experiência única e mágica cada vez que eu ia. Mas provavelmente, quando vi o primeiro filme da saga Harry Potter algo me emocionou em uma escala maior. Foi quando eu percebi que havia mais do que desenhos no cinema, e isso abriu o meu olhar, mesmo que fosse um filme voltado para o público infantil e que tinha como base um universo de magia que encanta. Acompanhando a saga eu também me vi crescendo junto com os personagens dos filmes, tanto que comecei a assistir com a minha mãe, e depois segui indo nas estreias com meus amigos. Mas é óbvio que isso aconteceu porque o meu interesse por cinema veio desde cedo, e foi sendo construído. A minha família sempre incentivou o audiovisual, e eu tive o privilégio de ter muitas vhs da Disney em casa, e alugar dvds todo final de semana, e ir regularmente nos cinemas.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Essa é uma pergunta meio impossível de responder, pois eu posso gostar muito de vários trabalhos de um diretor e ainda assim não gostar de algum filme que ele tenha feito em específico. Mas atualmente um diretor que tem me chamado muito a atenção é Jordan Peele, mesmo que eu não seja fã do gênero Terror, Corra e Nós são filmes sensacionais. M. Night Shyamalan também fez filmes incríveis que eu amo, mas alguns eu simplesmente não consigo gostar. Uma diretora que eu amo e admiro muito é Sofia Coppola (Encontros e Desencontros e Maria Antonieta são meus preferidos). Nancy Meyers é outra querida minha, posso assistir Alguém Tem Que Ceder e O Amor Não Tira Férias várias vezes sem me cansar!

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Confissões de Adolescente do Daniel Filho e Cris D'Amato, pois eu assisti em vários momentos da minha vida, nos quais em que eu me identificava com personagens diferentes conforme o tempo ia passando. Mas também gosto muito de Entre Abelhas, Apenas o Fim, Era Uma Vez e Saneamento Básico.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Para mim, ser cinéfilo é ter um amor incondicional pelo cinema. É ter experiências que te transformam de alguma maneira ao assistir filmes. É também se interessar pelos processos da sétima arte, sentir uma urgência em analisar e debater sobre os filmes.

 

6) Você acredita que a​maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Eu não acredito que dependa de entender ou não de cinema, o fato é que a programação é uma questão de logística financeira. A distribuição e exibição de um filme está envolvida com questões de marketing e comunicação, que inclusive elaboram estratégias para isso como as cabines de imprensa. Então a programação está ligada ao fato do que o público pretende assistir, e por isso blockbusters ocupam a maior parte das salas, pois existe uma demanda maior de espaço. Entender de cinema em si pode ser útil, mas o importante mesmo para essa área são as burocracias que envolvem as etapas finais dos filmes.

 

7)  Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Se eu tivesse o poder de saber com total certeza como será o futuro eu já estava rica. Mas eu acho improvável encontrar uma substituição para a experiência que as salas de cinema proporcionam.

 

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Doutor Jivago de 1965. Tem 3h e 20min de duração, mas é um must para os cinéfilos.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Na maioria dos lugares, as salas já reabriram seguindo os protocolos de segurança, mesmo sem a vacina. Aqui em Porto Alegre os cinemas já voltaram a funcionar. Mas é uma questão muito delicada, pois de um lado é um risco para a saúde da população e de outro é uma força para a economia do país que está precisando. Como eu não sou médica, nem trabalho na área da saúde, deixo essa pergunta a critério de cada um, pois é algo pessoal, só você vai saber dizer se está se sentindo seguro para retornar ou não.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Acho que existe muita qualidade (tanto em questões técnicas quanto ao conteúdo retratado em obras que discutem assuntos importantes) nessa indústria em nosso país, mas que infelizmente nosso próprio público não valoriza e também tem o costume de consumir sempre o mesmo tipo de conteúdo, mesmos gêneros e coisas do tipo. Mas claro que isso também é um resultado da falta de incentivo do governo, que negligencia nossa indústria cinematográfica.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Não sei se existe algum artista que eu não perca nenhum filme sequer, mas assisto quase tudo que o Wagner Moura faz.

 

12) Defina cinema com uma frase:

O cinema é um modo mágico de contar histórias e fazer a mente humana refletir.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Uma vez eu fui ao cinema com a minha irmã e estava acontecendo uma tempestade do lado de fora, muita chuva, ventos fortes e trovoadas. Não sei se foi por conta desse temporal, mas o filme travou duas vezes. Detalhe: O filme era Sexo Sem Compromisso, e nas duas vezes que conseguiram resolver o problema, ele voltava a ser exibido a partir da cena de sexo entre a Natalie Portman e o Ashton Kutcher.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Nunca assisti.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

​Não é um fator obrigatório, mas certamente um diretor que é cinéfilo pode ir muito mais além na construção do universo próprio de um filme. Quando existe um interesse em aprender mais sobre a sétima arte, podemos atribuir que este conhecimento será útil no desempenho da obra, pois sabendo o que já foi feito você consegue distinguir porque os padrões existem e se tem alguma razão para fazer de forma diferente. É claro que existem muitas formas de transmitir uma ideia, e não podemos atribuir quem é melhor nisso, mas de forma subjetiva podemos identificar quem projeta uma visão que nos agrada mais. Então, encerro com essa frase que tem relação com o assunto, e é de um dos meus filmes preferidos: "Qualquer um pode cozinhar, mas apenas os destemidos podem ser excelentes."

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Só me vem na cabeça filmes recentes que não gostei, A Nice Girl Like You, A Ilha Da Fantasia e Um Amor, Mil Casamentos.

 

 

17) Qual seu documentário preferido?

Não sou muito fã de documentários mas gostei de Conversando com um serial killer: Ted Bundy, The Royal House of Windsor. Inclusive com essa pergunta me lembrei de vários que estão na minha lista que preciso assistir ainda...

 

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?

Nunca, mas já assisti vários filmes que me impactaram a ponto de eu pensar em fazer isso porém, vergonha.... nunca vi ninguém fazer isso hahaha.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Não sei se é o melhor porque tem vários dele que ainda não assisti, mas gosto muito de A Lenda do Tesouro Perdido, não me julguem.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Adoro Cinema, Omelete, Cinema Com Crítica, Arthur Tuoto, Me Chame De Dre, A Woman e ainda gosto de ler algumas reviews de amigos no Letterboxd.