04/12/2020

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #201 - Zenite Abud


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nossa entrevistada de hoje é cinéfila, de Fortaleza. Zenite Abud é estudante de Nutrição. É apaixonada por filmes e séries desde a infância. Isso sempre foi seu passatempo/hobby favorito. As pessoas sempre lhe pedem dicas de filmes e séries, pois todos sabem desse seu amor por assistir. É um pouco tímida, mas esse tipo de assunto é algo que sempre dominou. Criou a página @resenhasdazenite (no Instagram) durante a quarentena, após ter indicado um filme perfeito para uma amiga e acabou escrevendo um mega textão e essa amiga disse que ela escreve muito bem e lhe sugeriu criar a página. E embarcou nessa ideia, assim seus amigos poderiam acompanhar e ficar por dentro de tudo o que está assistindo. E está amando mergulhar ainda mais fundo nesse universo cinematográfico!

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Ah, com certeza o Kinoplex no North Shopping, pois lá, além de ser bem animado, é muito especial pra mim. A primeira vez que fui ao cinema, foi o de lá, e é lá que de vez em quando encontro pessoas queridas, além de ser mais próximo da minha casa. Sempre quando eu penso em ir ao cinema, me vem logo o Kinoplex à minha mente. Além de ser super confortável e acessível. Como sou deficiente, eu penso logo nessa questão da acessibilidade, e na minha opinião, lá é bem acessível. Eu curto muito!

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

O filme da saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2. Aquele dia foi a primeira vez que fui ao cinema como uma adolescente. E foi muito especial pra mim, sai da sala do cinema emocionada ao término do filme. Ouvir os sons daquela maneira, ver aqueles atores que eu tanto amava naquela tela grande, foi incrível! Lembro que eu era muito fã dessa saga e eu estava muito ansiosa para que fosse lançado logo, e quando entrou em cartaz, eu pude ir vê-lo, e estava cheio de jovens também emocionados com o último filme. E pra mim, aquele dia foi bem diferente e emocionante, me senti dentro do filme.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

 Meu diretor favorito, com certeza, é o Steven Spielberg, pois os filmes dele possuem qualidade técnica e uma grande variedade temática de suas produções. Além do mais, todos os filmes dele transmitem uma grande emoção quando assistimos, e a maioria passa grandes lições. É muito difícil dizer qual meu filme favorito dele, pois amo vários, mas citarei "Prenda-me se for capaz", por ser uma história impressionantemente verídica, além de contar com Leonardo DiCáprio, Tom Hanks e Amy Adams no elenco. Três grandes atores!

 

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

O auto da Compadecida é meu filme nacional favorito. Por me fazer rir muito com seus diálogos icônicos, por ter marcado minha infância e também porque eu sempre assistia junto com meus familiares e ríamos muito juntos. Além de contar com o Selton Mello e Virgínia Cavendish no elenco. Amo também o filme Ricos de amor, por ser de romance e por ter uma brasilidade muito grande também, mostrando as lindas paisagens cariocas.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Ser cinéfilo, pra mim, é ir além: é ser completamente apaixonado por cinema, é mergulhar a fundo na história, é querer saber quem está por trás, como que foi pensado e elaborado. É imergir e investigar. É querer entender e buscar saber mais, refletir e tirar importantes aprendizados do que se assistiu. É se transformar e crescer com as histórias.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Acredito que não, pois a maior motivação sempre é comercial. O que mais querem é lucrar. Eu acho que deveria ser criado programações com mais diversidades e acessibilidades, atendendo, assim, a todos os gostos.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Acredito que não. Por mais que estejamos vivendo um tempo de muitos serviços de streaming, e por mais que em muitos locais os ingressos para cinema sejam caros, não acredito que as salas de cinema irão acabar. Ainda há uma grande procura, além do mais, nada se compara á experiência vivida dentro de uma sala de cinema. Todavia, nunca se sabe.

 

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Costumo dizer que Em defesa de Cristo é um filme que todos deveriam ver. É uma produção de alto nível, muito inteligente e instigante, que mostra fatos sobre a existência de Jesus Cristo. Me edifica demais quando assisto. É impactante!

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Em minha opinião, não. Não acho muito seguro, nunca se sabe quem terá sintomas fortes ou sintomas leves. A não ser que houvesse medidas e diretrizes estabelecidas pela OMS e o público cumpra direitinho. Mas, existem os cinemas drive-ins. Acho uma experiência legal e diferente! Mesmo sendo muito amante de cinemas, devemos ter respeito ás vidas antes de tudo.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

O cinema brasileiro possui produções excelentes e merece mais reconhecimento.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Selton Mello.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Cinema é um modo divertido de se contar histórias, de se contar vidas e de se ensinar.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Há anos atrás, quando eu era adolescente, fui me encontrar com um grupinho de amigos. Dois deles queriam ver um filme, e eu e minha amiga queríamos ver outro. Chegando na sala, nós mal conseguimos prestar atenção com algumas pessoas fazendo barulho, e depois descobrimos que a outra sala de cinema era muito mais legal, e descobrimos depois também que o filme que recusamos, na verdade, era um grande filme!

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Eu nunca o assisti, por esta razão, não irei opinar.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não necessariamente. Acredito que para algo ser o mais perfeito possível, é preciso se colocar amor, paixão e dedicação naquilo que faz. E o diretor precisa ter conhecimento técnico também, acho fundamental.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Top Model. Pois achei os personagens horríveis, história sem emoção e não me acrescentou em absolutamente nada.

 

17) Qual seu documentário preferido?

What the health, Cozinha do Bem, Street Food, Mamãe morta e querida (O caso de Gipsy Rose), O desaparecimento de Madeleine Mccan.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão? 

Não lembro, mas acho que não. Mas me emocionar, já me emocionei muito!

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Cidades dos anjos. Amo!! E a trilha sonora? Nossa, perfeita! O filme é perfeito!

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Adoro Cinema, IMDB e Guia do Cinéfilo.