20/12/2020

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #219 - Letícia Oliveira


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nossa entrevistada de hoje é cinéfila, de Várzea Grande (Mato Grosso). Letícia Oliveira tem 18 anos é dona da página no Instagram @espacogeekcinema . Cinéfila desde os 12 anos, faz umas críticas legais e não perde uma boa leitura.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Minha sala de cinema preferida é a sala do cineflix perto da minha casa, especificamente a sala 3 que é a maior rs.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

O primeiro filme que me marcou foi Star Wars estava tendo maratona na minha cidade, e resolvi dar uma chance. Simplesmente foi amor à primeira vista, tanto que virou minha saga predileta, e foi um dos motivos de eu começar a ir mais no cinema e fazer minhas críticas em um caderninho.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Atualmente meu diretor favorito é um Jordan Peele, os filmes deles trouxeram uma inovação ao gênero suspense, e tem várias críticas sociais e eu adoro isso. Meu filme favorito é Nós.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Meu filme nacional predileto credo que seja Que Horas Ela Volta?, a atuação de Regina Casé me fascinou tem um equilíbrio perfeito entre drama, alegria ela saber trazer um alívio cômico nos momentos mais difíceis.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Ser cinéfilo pra mim, é ser apaixonado por cada detalhe do cinema, saber desfrutar de um bom filme, perceber detalhes, uma alegria imensa ao sentar na sala de cinema sem saber explicar as vezes o porque de tanta alegria com admiração e muito respeito a todo o trabalho feito na tela.

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Na verdade creio que não, acho que muitas pessoas pensam isso após analisar as programações do seu cinema local, os horários que colocam certos filmes e a quantidade desvalorizando diversos lançamentos incríveis.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Eu acho que sim infelizmente, eu espero que não mas ainda mais no momento que passando agora muito difícil as pessoas se acostumaram com as plataformas de streaming, Disney+, Netflix estão tomando conta e pela facilidade do acesso em casa pode ser que acabe os cinemas num futuro, inclusive diversos filmes que seriam lançados nos cinemas agora estão indo pra plataformas de streaming já é um grande sinal.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Vou falar de um filme que estreou mês passado e não vi quase ninguém falando sobre, Enquanto estivermos juntos é um dos filmes mais emocionantes que já vi, fala sobre religião, fé, lidar com a perda é baseado em fatos reais, acho que todo mundo deveria dar uma chance.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Aqui na minha cidade as salas de cinema já estão funcionando, com todas as medidas, distanciamento de 2 cadeiras. Pra mim não vejo nada de errado em abrir os cinemas é a escolha de cada um ir ou não e quem for se se cuidar bem do jeito certo pode matar a saudade sem preocupação.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

O cinema brasileiro é muito desvalorizado infelizmente, mas acho que cada vez mais ele está ganhando seu espaço e reconhecimento e logo será reconhecido no mundo todo se seguir o caminho certo.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Acho que não tenho um predileto, mas adoro o trabalho do Wagner Moura, Selton Mello e Alice Braga.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Cinema é contar histórias que nos inspiram e ensinam.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema

Inusitada que eu me lembro foi quando fui assistir Alvin e os Esquilos com a minha prima e ela foi rir e o dente dela caiu kk foi muito engraçado e inesperado.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Eu particularmente nunca assisti mas já ouvi falar e percebo o quanto foi polêmico e como classificação indicativa é importante pra um filme.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não acho que precisa ser cinéfilo tem muitos mitos que fizeram filmes incríveis, venceram Oscar e não são cinéfilos tem uma grande diferença entre uma coisa e outra.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Cemitério Maldito o remake atual foi uma vergonha na minha opinião pro original, nunca fiquei querendo ir embora de um filme igual nesse.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Acho que não tenho um documentário predileto.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Sim, Mamma Mia e Bohemian Rhapsody por ser muito fã dos artistas e ver como eles foram lindamente interpretados nos filmes.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Não assiste muitos filmes dele, mas lembro de um Reféns que eu gostei muito da atuação dele no filme conseguia me deixar ansiosa e aflita.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Omelete, leio direto e a acompanho o canal no YouTube tam

Posts Relacionados: