02/03/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #296 - João Martins


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, de Pesqueira (Pernambuco). João Martins tem 28 anos, é eletrotécnico de profissão, empreendedor, amante de cinema, mas também curte esportes (futebol, tênis e F1, principalmente), videogames, livros e HQ's. Esse ano para falar um pouco mais da sua paixão por filmes e cultura pop como um todo, criou o perfil no Instagram @joaocinefilo, onde faz indicações, arrisca algumas críticas e interage com outros cinéfilos e interessados.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Infelizmente na minha cidade não tem cinema, todos cinemas que existiam na cidade fecharam, o último nos meados dos anos 90. Mas morei seis anos na cidade de Garanhuns que tem o cinema Eldorado e praticamente eu vivia no cinema, eu gostava da programação, chegava todos os grandes lançamentos, porém vários filmes que eu tinha interesse não eram exibidos por não ser filmes comerciais, digamos assim.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Nos cinemas acho que foi a saga Harry Potter, cresci junto dos filmes/livros, e foram os filmes que despertaram o lado leitor e aumentou meu interesse por filmes.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Alfred Hitchcock, Janela Indiscreta.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Pergunta difícil, tem tantos ótimos filmes, escolheria O auto da compadecida, porém como gosto mais do formato dela em minissérie do que o filme, escolherei O homem que Copiava, acho que foi o filme que percebi que o cinema nacional não era só putaria e palavrão como me diziam, assisti diversas vezes ele. Mas também poderia citar tantos outros, Estômago, Cidade de Deus, Cinema, aspirina e Urubus, A história da Eternidade.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Acho que vai além de só assistir filmes, é mergulhar nos filmes, querer conhecer cada detalhe, costumo pensar que os filmes são meus melhores amigos e por isso gosto tanto de compartilhar meu tempo com eles e eles sempre me retribuem.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Não, maioria só é pensado no aspecto financeiro, que não chega a ser um erro, mas reduz a possibilidade de muitos filmes serem exibidos.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Sempre achei que não, mas após essa pandemia meu temor sobre isso surgiu, lamentavelmente a maioria das pessoas acham muito mais cômodo e barato assistir filmes em casa.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

12 homens e uma sentença (1957), impressionante como o filme permanece atual e a direção de Sidney Lumet é impecável

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Sim, porém seguindo os protocolos de saúde, como distanciamento, uso de máscaras e redução da capacidade das salas.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Cada vez melhor na qualidade, infelizmente ainda não temos uma indústria bem desenvolvida de filmes e até um certo preconceito dos filmes nacionais, por isso que muitas vezes acaba faltando espaço para filmes nacionais, falta investimento.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Kleber Mendonça Filho.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Uma das melhores invenções da humanidade.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Acho que não tenho muitas histórias inusitadas, acho que talvez na exibição do filme O Rei Leão (2018), que a exibição estava sem áudio no início e fui o primeiro a notar e reclamar.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Ainda não tive a oportunidade de assistir esse clássico do cinema brasileiro.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Acho que sim, até para buscar inspiração, ideias em outras produções.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Não sei se é o pior, geralmente não lembro tanto de filmes ruins, mas um que achei ridículo foi Zohan, um agente bom de corte. Obs.: Gosto de Adam Sandler, mesmo admitindo que ele faz muito filme ruim.

 

17) Qual seu documentário preferido?

As últimas conversas, de Eduardo Coutinho.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Sim, principalmente em filmes blockbusters que a galera se empolga e eu vou junto.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Adaptação.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Cinema com rapadura.