03/03/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #297 - Keurison Oliveira


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, de Manaus. Keurison Oliveira tem 24 anos, é o administrador do perfil Cinema Transcendente no Instagram (@cinematranscendente), onde da alguns pitacos em filmes desde o início da pandemia. Se aproximou do cinema principalmente por filmes de fantasia, sobretudo Harry Potter e hoje curte muito ficção científica e dramas em geral.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

UCI por ser a mais próxima, quanto a programação não tenho do que reclamar, geralmente é bem completa.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Com certeza foi algum do Harry Potter que me fez ter uma perspectiva diferente de filmes. Confesso que não sou um apaixonado por salas de cinema, meu foco é mais nas histórias e produção, no filme, mas claro admito que um filme no cinema é bem mais valorizado.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Christopher Nolan e Interestelar.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

O Homem do Futuro, por chegar com uma proposta diferente envolvendo ficção científica, que não era muito comum no cinema nacional, tem umas reflexões maneiras sobre o tempo, que lembra Click, além daquela música incrível do Legião Urbana.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Acho que quando a gente descobre que um filme não é só entretenimento, ou seja, muitas vezes as pessoas abandonam um filme que começa chatinho e acaba perdendo uma história incrível que vale muito mais a pena que o entretenimento instantâneo de alguns filmes mais populares, não que eu esteja relacionando popularidade a qualidade.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Bom, o que sustenta as redes de cinema é a venda, então a maioria dos filmes são feitos para vender já com garantia de fazer parte da programação. Sendo assim acho que a maioria entende sim, mas tem sempre a limitação burocrática e financeira da coisa toda.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Humm, eu não diria acabar, mas podem ficar cada vez mais restritas assim como algumas locadoras que se adaptaram e até aumentaram seu valor aquisitivo, com mais tecnologia que nem todo mundo vai ter no stream, como 3D ou realidade virtual, por exemplo. Mas acho bem difícil ainda durar por muito tempo nesse formato atual, o que é uma pena, a experiência coletiva do cinema é muito boa, mas até isso tem se adaptado, como o cinema drive-in que tem se popularizado muito no Brasil.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Cafarnaum.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Não.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Em estado de melhoria, acho que a Netflix agrega no cinema nacional que agora não se limita somente às produções da Globo.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Paulo Gustavo é maneiro.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Transcendedor de histórias.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

No final de jogos vorazes uma pessoa riu da morte da Prim (enquanto a maioria chorava) e acho que alguém jogou um balde de pipoca nela.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Poxa, não conheço.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Acho que é aquela história de amar o que faz, que tem em toda profissão.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

A versão do quarteto fantástico de 2016 parece uma piada.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Democracia em Vertigem, dar essa moral para o nacional.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Mentalmente.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Acho que Motoqueiro Fantasma.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Deadline e TecMundo (por incrível que pareça eles mandam bem em cinema).