17/03/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #319 - Julio Alfradique


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, de Niterói (Rio de Janeiro). Julio Alfradique tem 50 anos, possui a formação em Comunicação e Arte Cênicas. O gosto pelo cinema já nasceu com ele, só foi ampliando com a idade.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

A sala do Cinema no Centro de Artes UFF.  A programação é diversificada, democrática e te faz pensar.  Niterói já foi uma cidade com cinemas maravilhosos, mas infelizmente só restaram a UFF o Reserva Cultural Niterói que também tem uma programação interessante.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Foi o Superman de 1978. RsRsRs. Eu pensei: caramba!!! Tudo isso numa tela gigante!!

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Não tenho um diretor favorito, gosto de vários e de épocas diferentes. Clint Eastwood, Tarantino, Polanski, Aronofsky, Kleber Mendonça, Kurosawa, Zhang Yimou, Spike Lee, Hitchcock.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Vou citar o último que assisti. Sertânia de Geraldo Sarno. Fiquei impressionado com o roteiro e com o resgate técnico de uma fase inquietante do cinema brasileiro - O Cinema Novo. Uma direção com vitalidade e inteligência de um cineasta com mais de 80 anos. Isso é uma benção e desejo que todos alcancem essa maturidade profissional que tem a maturidade pessoal como base.  

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Cinéfilo é ir ao cinema e ver a vida na tela e quando sai à rua ver a vida de forma cinematográfica.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Não. Temos muitas salas que prezam somente o lucro fácil. O funcionário está lá com a intenção de administrar a bilheteria, para várias empresas não precisa ter funcionário que entenda de cinema - a programação vem de cima. Claro que nem todo mundo (público) entende de cinema e não acho que devemos ter filmes somente para intelectuais e afins. Gosto da liberdade de expressão, gosto da diversidade e gosto do respeito ao gosto do outro. Não temos que ter somente filmes "comerciais" ou filmes "cabeça". O problema é que vejo salas tão limitadas na programação que emburrece o público. Muita gente não sabe que existe cinema latino, asiático, europeu, independente, curtametragem, animação ou documentário. 

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Acabar não, mas já diminuíram muito e todos sabem disso. A questão do homevideo deu uma queda nas salas nas décadas passadas, agora com a pandemia e o sistema de streaming tivemos um jeito mais amplo de conseguir assistir a filmes e isso também põe em cheque as salas, mas acredito que o público voltará a frequentar cinema, eu com certeza vou fazer isso.  Não troco a telona por uma tela de TV, por maior que seja ela. As salas precisam ser repensadas nas programações, no acolhimento do público, na oferta de promoções, na oferta de diversão agregada, na divulgação de eventos paralelos e ligados aos filmes. Acho que muita coisa nova deve surgir para socializar. Ninguém aguenta mais ficar só em casa. 

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Retablo, do cineasta peruano Álvaro Delga-Aparicio.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Não. Local fechado é arriscado para qualquer tipo de doença contagiosa. Deve esperar um bom tempo para tudo ficar comprovadamente seguro. Ainda tem a questão do ar condicionado, mesmo distanciados ficamos respirando o mesmo ar. O Cinema Virtual é uma boa saída para não afundar as salas físicas de cinema. Vejo muito através dessa plataforma paga com ingresso normal.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Vejo o cinema brasileiro muito frágil no momento. Assisti a filmes excelentes como Sertânia, A Vida Invisível e Bacurau, mas acho pouca quantidade, devíamos ter muitas produções incentivadas e valorizadas. Sinto falta de movimentação no cinema brasileiro, de novos diretores surgindo, de novas ideias e de diversidade. Gosto de ver, de opinar, de discutir. Viva as produções. Não à censura!!!

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Não tenho somente um. Os atores Wagner Moura e Rodrigo Santoro e gosto do Selton Mello como diretor.

 

12) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema.     

Foi engraçada e um pouco preocupante. Um grupo de adolescentes fazia uma zona em um filme que não era comédia. Eles foram ao cinema para isso, para zoar a projeção. O cara que estava sentado atrás se irritou e bateu nas costas das poltronas e aos gritos mandou calarem a boca. Todos ficaram em silêncio. Eu gostei e ao mesmo tempo fiquei com medo. Vai que esse cara é um psicopata e resolve atirar em todo mundo lá dentro??!! KKKKKKK 

 

13) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Não gosto.

 

14) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não. Precisa de sensibilidade e saber contar uma história.

 

15) Qual o pior filme que você viu na vida?

Mais uma vez vou dizer o último horroroso que vi, antes dele não me lembro de nada. Que bom que esqueci!!. Rs. Assisti pelo streaming Perseguidos e fiquei chocado e com vergonha pelo urso do filme e pelo contra-regra que a gente vê escondido na cena. Tudo horrível!!!!  

 

16) Qual seu documentário preferido?

Janela da Alma.

 

17) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão? 

Não. 

 

18) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu? 

Arizona Nunca Mais.

 

19) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Vejo muito o IMBD por causa das informações técnicas que preciso.