19/03/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #325 - Suelen Lobo


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nossa entrevistada de hoje é cinéfila, de Salvador (Bahia). Suelen Lobo tem 31 anos, é apaixonada por filmes e séries, busca curiosidades, notícias e com isso deu início ao seu canal do YouTube. Sempre tentando aprender um pouco mais a cada dia em edição, roteiro, cenário e tudo que possa fazer o canal crescer e assim poder levar um pouco do seu amor pelo cinema a todos que também gostam!

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Aqui em salvador não temos uma mega sala de cinema, a minha preferida era a do antigo Aeroclube da cidade, mas acabou fechando com o tempo, hoje eu tenho duas, a do Shopping Salvador pelo espaço e por salas de todos os tipos para áudio e 3D e a do Shopping Itaigara pelo conteúdo alternativo.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Jurassic Park! Esse filme me mostrou que muita coisa pode sim ser possível no cinema, foi muito bom de assistir. Além de causar uma revolução nesse tipo de produção, todo o trabalho de CGI, com ambiente, a história e os bonecos criados para o filme foram sensacionais.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Quentin Tarantino / Kill Bill e Django Livre.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Tropa de Elite. A direção de José Padilha foi ótima e trouxe um debate interessante em relação a polícia do nosso país, mais especificamente do Rio.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Acompanhar o mundo cinematográfico, não precisar passar 24h vendo filme, mas ver o filme, gostar e depois pesquisar, entender como ele foi feito, buscar curiosidades.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Eu acho que a indústria que comanda os cinemas visa mais bilheterias do que por qualidade. Óbvio, se um filme que eu gosto entra em pré estréia, eu estou lá! Mas outras produções, que poderiam ter visibilidade tanto quanto, não tem! Muitos filmes alternativos também não tem o sei devido valor, e existem cinemas específicos, mas, eu acredito que todas as salas deveriam abrir o leque e proporcionar uma dinâmica para que todos pudessem ter a chance no mercado.

 

7)  Algum dia as salas de cinema vão acabar?

A PANDEMIA chegou para provar isso. Não sei se isso irá acontecer agora, mas não está tão distante assim. Essa onda de Streamings chegando causou uma revolução e junto com esse novo normal que vivemos. A decisão da Warner foi ousada, mas não foi uma surpresa para mim, a indústria do cinema foi uma das mais prejudicadas nesse período e foi preciso reinventar.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

O Bar. Filme Espanhol que traz tensão, mistério, sobrevivência e um final interessante.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Não. Eu sei que o mercado está prejudicado, mas ainda estamos em uma pandemia e precisamos ter cuidado.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Melhor. Produções como Minha Mãe é uma peça, Fala comigo, Silêncio do Céu entre outros, tem mostrado um crescimento. Mas ainda precisa ser mais valorizado. A Netflix tem dado um grande apoio as produções brasileiras, séries como Cidade Invisível estão aí para mostrar isso.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Wagner Moura. Toda produção nacional ou não eu tô colada!

 

12) Defina cinema com uma frase:

Meu refúgio!

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

 

Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei, tinha mais gente no cinema esperando para assistir, que cadeiras disponíveis, eu e minha mãe, assistimos com mais um grupo de pessoas no chão, numa empolgação e alegria sem tamanho hahaha.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Um jóia Baiana (hahaha).

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Precisa acreditar no roteiro. Entender a história e se conectar com ela, ter a visão e saber o que o roteiro quer dizer e por isso em prática.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

A Garota do trem. A versão Indiana de A Garota no trem. Se for assistir, saiba que vc vai rir, por não acreditar no que está vendo. Nada se salva nesse filme, talvez o roteiro, mas o filme ficou tão ruim que nem ele deu pra salvar.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Eu sou fã de documentários Criminais. Nigth Stalker, no momento é o que eu mais recomendo nesse nicho.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Vingadores Endgame - Além de bater palmas, eu gritei o filme todo, pulei, chorei... E fiquei três dias rouca.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

O Senhor das Armas.  Excelente história baseada em fatos reais.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Adoro Cinema.

Posts Relacionados: