14/04/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #370 - Mariza Gualano

O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nossa entrevistada de hoje é cinéfila, do Rio de Janeiro. Mariza Gualano tem 64 anos, é graduada em Comunicação Social, na especialidade de Publicidade e Propaganda, pela Faculdade de Comunicação Hélio Alonso (FACHA). Trabalhou como assistente de RTVC (Departamento de Rádio e Televisão), na agencia Premium Propaganda S/A. No Departamento Comercial da Embrafilme (Empresa Brasileira de Filmes) foi assistente de mídia. E atuou como assessora de Merchandising na Gerencia Geral Pós-Vendas da vice diretoria da Mesbla Veículos. Foi produtora e redatora do programa de rádio Cinemúsica, veiculado pela Rádio Globo FM. E assinou a coluna de cinema Plano Geral e Short Cuts no site de filosofia Centro de Estudos Claudio Ulpiano.

 

Apaixonada por cinema, atualmente pesquisa sobre o tema e publicou Ouvir Estrelas - As Melhores Frases e Diálogos do Cinema (em sua quarta edição) e sua versão pocket As Melhores Frases do Cinema, para coleção O Saber & O Sabor ( Editora Garamond), Quanto Mais Quentes Melhor - As Melhores Frases de Sexo do Cinema (Ponteio Edições), Royale Com Queijo – As Mais Deliciosas Frases sobre Gastronomia do Cinema (Valentina) , Mensagens Para Você – Cartas Inesquecíveis do Cinema (Matrix), Short Cuts – Cenas da Vida de Cinema (Editora Autografia) e Para Fellini, Com Amor, em parceria com Roberta Maya (Chiado Books). Além disso, escreveu com Marici Passini as novelas Leblon Blues e Arpoador In (Ritornelo).

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Grupo Estação. Diversidade de programação, realização de mostras e festivais.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Festival Tom & Jerry, todo domingo no Cine Veneza, aos 5 anos de idade. Nunca mais saí do cinema.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Sério? Pergunta "escolha de Sofia" -  Fellini - 8 1/2. Esse mestre das telas me levou a publicar, em parceria com Roberta Maya, um livro celebrando sua bela obra (Para Fellini, Com Amor).

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Outra "escolha de Sofia" -  Deus e o Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha). Revolucionário esteticamente, críticas sociais e políticas contundentes, interpretações arrebatadoras e continua atualíssimo.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

É como o atleta que precisa se exercitar diariamente, do contrário perde a forma e enfraquece.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Não. Muitos proprietários do circuito exibidor visam o alto retorno financeiro.

 

7)  Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Pergunta difícil para eu responder pois prefiro ser negacionista quanto à essa questão. Pode ser que diminuam mas, NÃO, não vão acabar.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Beginning (2020) de Dea Kulumbegasshvili (russa da Georgia).

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

É com muita dor que respondo não.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Muito boa! Alguns nomes fazendo um cinema bem autoral, histórias bem contadas e muitos partindo para o cinema de gênero de forma inventiva e original.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Só um? Kleber Mendonça Filho.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Uma saborosa calda de chocolate que entranha no bolo seco e sem graça.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Um rato insistia em circular pela sala de um cinema de Copacabana, durante a sessão do documentário O Outro Lado de Hollywood (1995). Houve um certo pânico por parte dos pouquíssimos expectadores, ignorado pela gerência. Coloquei as pernas pra cima e continuei a assistir ao filme. O amor pelo cinema superou a fobia.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Nunca assisti. Será que virou cult como "Lua de Cristal"?

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não. Por exemplo, Xavier Dolan já disse que não teve tempo de ser cinéfilo. Terrence Malick, um cineasta veterano, é recluso e não filma muito. Ambos tem uma filmografia interessante e expressiva, mesmo não exercendo a cinefilia em grau intenso.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Ih, outra "escolha de Sofia". Bem, tenho que escolher um. Na Natureza Selvagem (2007). Sinceramente, esse filme quer passar alguma mensagem ou está pensando que essa experiência de se desprender de tudo e sair por aí deixando os pais enlouquecidos sem nunca saber o quê aconteceu com o filho é muito incrível e inusitada? Irritante!

 

17) Qual seu documentário preferido?

"Corações e Mentes" (1974) de Peter Davis e "Cabra Marcado para Morrer" (1984) de Eduardo Coutinho.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Sim. O filme "Uma Noite de Doze Anos" de 2018. Merece aplausos a trajetória e luta pela sobrevivência e sanidade mental de Jose Mujica e seus companheiros de luta encarcerados de forma cruel e desumana. Um filme pungente e dilacerante!

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

"Arizona Nunca Mais" e "Coração Selvagem". Mas devo dizer que roteiro e direção ajudam o canastrão Cage.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Omelete.

 

21) Qual streaming disponível no Brasil você mais assiste filmes?

Netflix e mais Amazon Prime e Globoplay.