15/04/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #371 - Henrique Dumas


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, de São Paulo. Henrique Dumas tem 28 anos, fez Radio Tv, trabalha na edição, numa certa emissora de Tv em São Paulo, viciado em filmes e séries a ponto de ter tatuagens sobre, leitor de livros de terror e quadrinhos enquanto toma café. Entusiasta de corridas por SP e olhar uns grafites por aí. Comedor de hambúrguer e 7 vezes campeão em fazer a melhor pipoca para ver filmes.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Itaú Cultural pois além de opções de cinema internacional alternativo, ele conta com grandes filmes de diretores renomados mas que não estão no circuito principal

 

2) Qual o primeiro filme que você  lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Tarzan, lembro que eu era muito jovem e o cinema era uma festa toda a sala adorando e fazendo barulho mas concentrada no filme.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Edgar Wright Scott Pilgrim, foi um dos primeiros quadrinhos que li após ver o filme em 2010, a partir desse momento me interessei muito mais nos processos de pós produção de filmes e mergulhei no universo dos quadrinhos.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Cidade de Deus, adoro o ritmo e a edição do filme, estudei sobre ele na Faculdade e sobre a montagem.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Ter uma relação muito gostosa com o universo dos filmes, olhar para filmes não só como entretenimento mas como inspiração e luta. Observar a visão de quem está contando essa história e como a estão contando. Cinefilia é amar filmes e ver como eles te moldam.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Sim, não podemos esquecer o grande público, não podemos nos fechar numa bolha exclusiva de arte, cinema não deve ser elitista, filmes devem ser feitos para todos.

 

7)  Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Não, não são todos que possuem serviços de streaming , não são todos que sabem como piratear filmes. Ir ao cinema continua sendo um evento.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Eles Matam nós Limpamos - Quentin Tarantino , um dos primeiros filmes que Quentin escreveu , mas não dirigiu , a história é incrível e desde sempre podemos ver seu universo compartilhado.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Não , somente depois da vacina. Entendo a crise e o momento, mas a solução não é colocar as pessoas em risco e sim cobrar grandes instituições pelo apoio às salas de cinema.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Como sempre foi, os filmes mais abrangentes e de entendimento fácil tem seu lugar ao sol, impactam o grande público e cumprem sua função. Os filmes mais de gênero continuam escondidos em cine salas e mostras. O mesmo público que reclama dos filmes pipoca, não incentiva nem se importam com os outros filmes que estão sendo feitos. Para mudar isso acredito que deve haver mais interesse e impacto nos filmes menos abrangentes para assim eles conseguirem ganhar mais espaço nas grandes salas. Resumindo: enquanto você não for apoiar produções como “Animal Cordial” ou “Bixa Travesty” vai ter que continuar assistindo filmes como Até a que Sorte nos Separe (o que não tem problema nenhum com o filme).

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Daniel Rezende.

 

12) Defina cinema com uma frase:

“Agora mais do que nunca nós temos que conversar uns com os outros, ouvir uns aos outros e entender como vemos o mundo e o cinema é o melhor meio de fazer isso”. Martin Scorsese

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Adoro ver filmes de terror no cinema , acho que é onde a galera se solta mais haha

 

Assistindo It em 2017, pela terceira vez. A sala de cinema estava cheia, momento tenso do filme , a sala inteira já tinha tomado vários sustos juntos. De repente alguém deixou cair o suporte de pipoca de plástico hahahahah todo mundo tomou um baita susto.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

COMO LEVAR A SÉRIO ?

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não precisa, esse amor e apreço pela arte pode acabar limitando a visão do diretor, acabar influenciando em como ele realmente mostraria e trataria as situações propostas. Cinefilia é o tempero e não o prato principal.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Terror trash - O monstro do armário. Se for pegar filme sério eu odeio A Hora Mais Escura.

 

17) Qual seu documentário preferido?

A Terra é plana da Netflix (só doidera ahah ) menção honrosa para Ilha das Flores.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Opa !

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Nick Cage não tem filme ruim !! Aqui vai meu top 3 - O Senhor das Armas, A cor que veio do espaço , A outra face.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Jovem Nerd, Omelete, Adoro Cinema, Filmow ( mas é mais no youtube em canais como Refugio Cult e Super Oito).

 

21) Qual streaming disponível no Brasil você mais assiste filmes?

Netflix.