30/04/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #398 - Tayla Araújo


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nossa entrevistada de hoje é cinéfila, de Belo Horizonte (Minas Gerais). Tayla Araújo tem 29 anos, é coordenadora e crítica do Logopatia na Sétima arte (@logopatia7arte no Instagram). Formada em Administração Pública em Minas Gerais, é apaixonada pela sua profissão e tem como passatempo ler livros, assistir filmes e seriados. A ideia de criar o canal do Logopatia surgiu de uma conversa com seu pai, quando percebemos que faltavam canais de cinema que discutem não somente a parte técnica do filme, se ele é bom ou ruim, mas o quanto um filme pode ser rico em nos fazer compreender o ser humano nos seus aspectos mais intocáveis e difíceis.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Gosto muito das salas do shopping Boulevard (rede Cineart). A programação é mais blockbuster mesmo, mas de vez em quando alguns cults aparecem por lá. Fazer o que? Sou fã de Hollywood.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Mulan (1998). O primeiro filme que vi no cinema!! Quando fui confesso que nem sabia o que era isso, e chegando lá, vendo aquela sala, com várias pessoas comendo pipoca e olhando para aquela tela ENOOOORME...era ali que eu queria morar!

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Hmmmm Robert Zemeckis tá beeeem empatado com Steven Spielberg, mas por ter levado as telas Forrest Gump e De volta para o Futuro, Zemeckis sempre irá ter um lugar no meu coração!! Filme favorito: Run Forest, RUUUUUNNN!!!

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Nossa! A alguns meses atrás a minha resposta a essa pergunta seria Bacurau! Saí impactada do cinema quando vi pela primeira vez e amei todas as vezes que revi. Porém, recentemente tive o prazer de conhecer e ver o famoso 'Cidade de Deus', e te contar que aquilo ali é uma obra prima! A fotografia, montagem, edição, atuações...comecei a ver o filme deitada no sofá e terminei sentada na pontinha dele! Ação, emoção, pautas sociais e raciais...deveria ser obrigatório na grade escolar! hahahaha

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Ser cinéfilo é amar assistir filmes e mergulhar neles. É conseguir capturar a mensagem do filme e como essa mensagem está sendo passada. É aprender, entender os sentimentos despertados vendo aquilo. É se emocionar com pessoas ou acontecimentos fictícios! Ser cinéfilo é sentir a vida e vivê-la de diferentes pontos de vista!

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Hahaha essa pergunta é tensa. Então, acho que a maioria ali é mais pelo sucesso de bilheteria. Colocar na programação o que gera mais lucro! Poucos são os cinemas de rua que ainda se importam em exibir filmes nacionais e estrangeiros (que não sejam americanos), e com isso ficamos limitados a um olhar específico sobre o cinema. Sinto falta disso! Gostaria de mais Cine Belas Artes (cinema alternativo em BH).

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Eu realmente espero que não! Giuseppe Tornatore dirigiu Cinema Paradiso em 1990 como uma homenagem aos cinemas, pois pensou que eles iam acabar. Ainda bem que isso não aconteceu! Apesar das salas terem diminuído em quantidade, acredito que o cinema tem seu lugar e não vão acabar tão cedo.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Tomates Verdes Fritos (1991) de Jon Avnet.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Acho que não. Amamos cinema, mas segurança e saúde em primeiro lugar!

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

O cinema brasileiro é bom! A forma com que nos expressamos é diversificada e linda! Porém, falta investimento financeiro para melhorar a qualidade de som e aumentar a divulgação!!

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Paulo Gustavo! hahahahaha sim! Qualquer filme com ele que tenha uma comédia boa e light (que são quase todos), pode contar comigo!

 

12) Defina cinema com uma frase:

"Em um lugar como este, a magia está ao seu redor. O truque é vê-la." (Majestic, 2001)

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Fui assistir Azul é a cor mais quente no cinema, e logo ao chegar encontrei 3 senhoras sentadas na primeira fileira (era cinema pequeno, o Belas Artes). Achei bem estranho pela temática do filme, mas ao mesmo tempo legal pelo interesse delas no assunto. Quando acabou, escutei elas conversando entre si: "Mas eu só li o azul, pensei que era Blue Jasmine..." hahahahahaha nunca ri tanto!

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Eita! Nunca assisti, mas pela capa aqui do filme digo: É o tchan!

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não. Um cineasta tem que ter o objetivo de passar uma mensagem ao seu público. Ele pode usar de outros filmes para se inspirar e aprender com ele, mas não precisa necessariamente ser um cinéfilo.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

O Apocalipse (2014) com nosso queridinho e mais zuado ator, Nicolas Cage hahahahaha. Nossa, esse foi o ingresso que mais me arrependo de ter comprado. Que filme péssimo!!!!

 

17) Qual seu documentário preferido?

Dos mais recentes, O Professor Polvo conquistou meu coração!! For Sama foi o de maior impacto para mim! Não acho que tenha um preferido, pois documentários são sobre fatos reais, em sua maioria que envolve questões sociais, políticas, raciais, homofóbicas. Temos que agradecer a todos eles por existirem, e não me vejo na posição de eleger um favorito.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Já! hahaha em pré estreia de Piratas do Caribe! Aqueles filmes eram adrenalina pura! A gente ia pela farra de ver a pré estreia, batia palma pra tudo! E no final para comemorar pelo bom tempo gasto vendo um bom filme.

 

Agora bater palma por achar o filme genial, nunca bati. Eu já fiquei sentada depois de todas as luzes se acenderem pois estava impactada com o que tinha acabado de ter visto. Isso já aconteceu mais de uma vez...

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

hahahaha tinha que ter uma pergunta com ele. Poxa, eu acho que A Lenda do Tesouro Perdido (2007) merece seus elogios! O filme é ousado!! Tem cenas de ação, missões secretas...tipo um Código de Da Vinci para crianças hahahaha

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Cinema em Cena (do eterno mestre, Pablo Villaça) e claro, Logopatia na 7 arte! Recomendo demais a todos que queiram se aprofundar mais na análise dos filmes.

 

21) Qual streaming disponível no Brasil você mais assiste filmes?

Netflix foi o primeiro streaming que assinei, então costumo ainda assistir mais nele...mas Amazon está com um catálogo muito bom também e super recomendo!