24/05/2021

,

Pausa para uma série: 'Undercover' (Operação Ecstasy)


Partindo de uma operação policial (baseada em fatos reais), um enorme e complexo ramo dramático inextricável, ao longo dos dez episódios da primeira temporada do seriado belga-holandês Undercover, ou Operação Ecstasy no Brasil, é criado seguindo o caminho de outras boas produções do gênero mas sempre tentando ter sua identidade e reflexões próprias. Disponível na Netflix, consegue colocar uma carga bem densa na profundidade que atinge nos fazendo a todo tempo perguntas sobre quais são os limites mesmo você estando do lado certo da lei. Interessantíssimo seriado que até ganhou um filme Spin-off chamado Ferry (o vilão desse seriado), também disponível na líder dos streamings.


Na trama, acompanhamos a saga ao longo de meses dos agentes infiltrados de uma parceria entre a polícia Belga e holandesa, Bob (Tom Waes) e Kim (Anna Drijver). Eles se passam por namorados próximos a um dos chefões do tráfico no local Ferry Bouman (Frank Lammers) que é casado com Danielle (Elise Schaap). Lutando para manterem suas identidades em sigilo total, passam por diversas situações complicadas ao longo desse tempo levando-os a uma série de inconsequências sempre na linha tênue entre razão e emoção.


Violento e intenso. Undercover, como todo projeto ligado à agentes infiltrados não esquece de nenhum elemento de sua dinâmica: traíras, relacionamentos proibidos, assassinatos, violência, decisões difíceis, sacrifícios, amizade... Consegue seu diferencial dentro dos intensos dramas não só dos dois policiais infiltrados mas também do poderoso vilão da trama e sua esposa, o primeiro um homem repleto de mistérios e ações inesperadas que usa e abusa de suas emoções ligados à uma razão quase que escondida camuflada na violência que sempre deixa pelo caminho, a segunda uma coadjuvante importante que dentro de seus desejos secretos começa a influenciar decisões dentro do que assistimos, se tornando peça chave para o intenso desfecho (o episódio final, mesmo que bem objetivo, beira ao brilhantismo).


Para quem curtiu Família Soprano, esse é um prato cheio. A segunda temporada inclusive já está disponível na Netflix.