10/09/2021

Crítica do filme: 'Quanto Vale?'


Ambientado em um dos maiores dramas da história do planeta, o ataque terrorista às Torres Gêmeas nos Estados Unidos, Quanto Vale? Aborda o lado jurídico, obviamente ligado à fortes emoções, sobre a questão das indenizações para os familiares dos que faleceram ou tiveram alguma sequela na tragédia. Ao longo de quase duas horas de projeção, vamos acompanhando a trajetória do advogado bem-sucedido e professor Ken Feinberg, brilhantemente interpretado por Michael Keaton, que tem a difícil missão de ser um elo entre os que querem que o assunto se resolva sem quebrar a economia e a individualidade de cada pessoa, cada família, que perderam alguém que nunca mais vai voltar. Disponível no catálogo da Netflix, o filme tem direção de Sara Colangelo e o roteiro assinado por Max Borenstein.


Na trama, conhecemos Ken Feinberg (Michael Keaton), um advogado que ficou conhecido por conseguir encontrar fórmulas para valores em grandes casos de indenização. Após o ataque ao World Trade Center, ele consegue uma posição muito importante junto ao governo, ser o responsável de convencer as famílias das vítimas a um valor estipulado por uma fórmula matemática que a princípio não leva em considerações o individual. Ao longo de todo o processo, que dura cerca de dois anos, ele começa a perceber que se não escutar o que as famílias precisam dizer, e também o viúvo e influenciador Charles Wolf (Stanley Tucci), nada se encaminhará para algo justo.


As variáveis que contornam o filme fazem sentido quando analisamos por completo o protagonista e sua evidente desconstrução. Longe de ser um herói, na verdade bem longe disso, muito por conta do seu jeito racional e frio de lidar com perdas dos outros, Feinberg através de situações não controladas de histórias de todos os tipos que chegam com impacto ao seu conhecimento começa a buscar uma certa redenção quanto a essa frieza. Há criticas bem nas entrelinhas sobre a atuação do governo, ou pelo menos de algumas pessoas ligadas e suas formas objetivas mas nada compreensivas de tentar resolver logo um problema complexo com o pretexto de uma provável quebra da economia.


Quanto Vale? é mais um capítulo da história recente norte-americana, reflexões sobre o capitalismo e os seus limites. Mas será que existem limites na cabeça de alguns? Quanto vale a dor de uma família?