20/07/2022

,

Crítica do filme: 'Casa de Antiguidades'


Os caminhos do refletir, passando pelo sentir, em alegorias interpretativas. Selecionado para alguns festivais de cinema pelo mundo, inclusive o Festival de Cinema de Toronto e também o Festival de Cannes, Casa de Antiguidades gira em torna de um pacato e humilde trabalhador brasileiro que luta contra uma solidão profunda em um lugar onde ele sofre diariamente com o preconceito. Escrito e dirigido por João Paulo Miranda Maria, o projeto conta com uma maravilhosa atuação do veterano ator Antonio Pitanga.


Na trama, conhecemos um homem chamado Cristovam (Antonio Pitanga), um senhor de idade, nascido em Goiás, que trabalha em uma cidade diferente da que nasceu, fruto de uma oportunidade em uma empresa estrangeira chamada Laticínio Kainz situada agora em outro lugar no interior do Brasil. O filme já se inicia com absurdos trabalhistas que muitos sofrem diariamente, com reduções absurdas de salário feito por imposições de quem comanda. Sozinho nesse lugar, acaba sofrendo na pele o preconceito de outros moradores locais se afunilando em algumas decisões que mexerão demais com a sua caminhada.


Provocar o sentir é um dos objetivos desse filme profundo, onde nos jogamos no exercício de refletir sobre algo mais amplo. Conforme os conflitos vão se estabelecendo, o protagonista parece embarcar em uma jornada de resgate de suas memórias, ou pelo menos a tentativa de trazê-las para sua cruel realidade. O lado emocional aqui é um grande mistério interpretativo onde buscamos decifrar algumas intrigantes cenas que deixam a obviedade bem distante. O paralelo com a realidade chega mais forte nas questões trabalhistas, na crítica de um Brasil que quer se manter dividido, onde o pensar muda de lugar para lugar mas tendo o preconceito como uma manobra de crueldade.


Casa de Antiguidades não é um filme fácil. O real e o abstrato aqui ganham a mesma estrada e as interpretações podem ser variadas mas somente se você conseguir se conectar com essa história que fala de maneira clara sobre o racismo.