28/08/2020

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #67 - Jean Thomas Bernardini


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

Nosso entrevistado de hoje é o francês mais brasileiro que existe no mundo do nosso audiovisual. Ex-jogador de futebol de times badalados como o Olimpique de Marselha (jogou até com o Paulo César Cajú lá), já fabricou calças jeans, tem padaria, barco-hotel na Amazônia. Formado em psicologia na França, aos 30 anos Jean Thomas Bernardini desembarcou no Brasil, no final da década de 70, e fundou na década seguinte uma das maiores e melhores distribuidoras de filmes ‘cults’ do Brasil, a Imovision. Em 2005, deu um passo além e fundamental, inaugurou na famosa Avenida Paulista o cinema Reserva Cultural, considerado por muitos um dos melhores cinemas do Brasil. Anos mais tarde, em 2016, inaugurou o Reserva Cultural Niterói, na belíssima Niterói em um local projetado pelo grande Oscar Niemeyer. Com tanta história ao longo dos seus...ele não revela a idade pra ninguém...fomos conversar com o meu amigo e querido cinéfilo Jean a quem eu chamo carinhosamente de Queridon!

Obs: Meu ex-chefe querido que tanto admiro e continuo pentelhando pelo zap de vez em quando rsrs. Como sinto saudades de nossos papos sobre cinema e futebol naquelas mesinhas lindas do Reserva Cultural Niterói. Sempre o respeitei como meu chefe mas acima de tudo como um amigo. Uma figura de referência que me lembra até hoje o meu avô Heráclito Camacho que mesmo sendo humilde (ele limpava banheiros no Banco do Brasil) conseguiu me mostrar tudo sobre cinema, me levando aos Estados Unidos inclusive.

Jean é sempre presente nas unidades de seus cinemas e da sua distribuidora, quando ele chegava muitos corriam (pois ele é o chefe né?). Já eu ia atrás dele para conversar rsrs, adorava quando ele voltava de Berlim ou de Cannes e me contava os filmes que tinha comprado para distribuir pela Imovision. Durante esses tempos complicados de Covid, imagino como deve estar meu querido amigo, preocupado com tudo que construiu com todo amor e carinho. Mas Jean, acredite em mim: vocês vão vencer!

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Bom, obviamente vou tirar o Reserva Cultural de Niterói e o de São Paulo, já que lá sempre escolhemos o que achamos o que tem de melhor nos lançamentos das distribuidoras. É o único critério! Aí certamente escolheria esse cinema ...rs. Mas no Rio, sem contestação escolheria o Estação Net e como pequenininho o Cine Joia. Em SP acho que, tirando de novo o Reserva escolheria 2. O Belas Artes e o Espaço Itaú na Augusta.

 

2) Qual o primeiro filme que você  lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Lembro desses 2 filmes de Albert Lamorisse , O Balão vermelho e Crin Blanc que passaram em programação dupla...depois desta experiência assisti varias vezes e nunca mais deixei de ver filmes

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Não tenho UM diretor favorito. São vários diretores que fui e irei sempre assistir ao último filme dele... Tenho uma caída por Tarantino e seu Pulp Fiction ....mas são muitos outros.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Acho que é Central do Brasil .....pela emoção que me passou e a atuação da grande dama que é Fernanda Montenegro.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Ser cinéfilo é ter a alma e cabeça aberta para qualquer tipo de assunto em roteiros, basta serem bem feitos e coerentes...e...importante gostar do ambiente de uma sala de cinema Difícil, para mim, considerar alguém que não frequenta salas e só assiste filmes na TV como um verdadeiro Cinéfilo.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece  possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

A imensa maioria dos cinemas, que são aqueles que não são taxados de cinemas de Arte, não priorizam funcionários de programação como cinéfilos...alguns acham até perigoso...rsrs.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

De forma alguma! Pelo menos nesse século.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Impossível para mim indicar um como distribuidor com mais de 500 filmes lançados no Brasil. Devem ter uns 200 que passaram em branco considero 80% deles muito bom.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Acho que sim. Com toda a segurança que já sabemos qual será respeitada à risca, tanto pelos responsáveis daquele cinema como dos frequentadores.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema pelo menos brasileiro atualmente?

Muito irregular ....várias obras primas e vários dispensáveis.....muitos deles, por falta de verba na produção, poderiam crescer muito se tivesse o necessário para atingir o objetivo dos diretores.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Walter Salles e os diretores Pernambucanos.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Cinema tem significados múltiplos mas para mim, imagens que fazem a gente pensar, se divertir, mas curtir todos estes sentimentos melhor numa sala de CINEMA.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Nestas décadas assistindo filmes em vários lugares do mundo vi tantas situações bizarras que não consigo escolher uma só.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Não me deixou lembranças.....

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Claro que não ...mas tem que ter obrigatoriamente ”uma  ideia na cabeça” e saber usar uma câmera...

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Difícil para mim dizer...o pior ...já que quase nunca fiquei assistindo a um filme ruim e ter ficado até o fim...assim teve vários e vários ruins.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Recente...Eu não sou seu Negro! Brasil...Edificio Master

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Já, claro! Vem de forma natural quando ainda está sob o charme do filme...

 

18) O que você prefere assistir: um filme novo do Nicolas Cage ou uma partida do Olimpique de Marselha pelo campeonato francês?

hahahaha....me declaro impedido neste caso.