20/11/2020

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #186 - Karen Linhares


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nossa entrevistada de hoje é cinéfila, do Rio de Janeiro. Karen Linhares tem 29 anos e sempre amou cinema desde pequena. A sétima arte ganhou seu coração e Rubens Ewald Filho ajudou muito com esse seu amor pelo cinema. Criou a página Lokah dos Filmes (Instagram @lokahdosfilmes), porque muitos amigos sempre lhe pediam dicas e listas de filmes ou séries para assistirem. Então hoje divide seu tempo entre sua empresa e a página, se dedica em fazer as artes e passar as dicas com muito bom humor.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Aqui no Rio de Janeiro o que não falta é cinema, mas tenho um apego, um carinho muito grande pela rede UCI Cinemas, principalmente pela sala Xplus. O motivo de tanto afeto por uma rede tão grande de cinema é a qualidade no atendimento, sempre fui bem recebida e muito bem atendida, vou tantas vezes que já conheço as pessoas que trabalham lá.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

X-Men 2, eu tinha uns 12 anos. Me sentei bem próxima as caixas de som e quando o X-Jet levantou vôo, aquele som, aquele momento, me senti dentro do filme e percebi que cinema era um lugar único.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Sem dúvida Quentin Tarantino, meu filme favorito dele é Django Livre.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

O Auto da Compadecida. Eu lembro de assistir a série quando foi exibida pela primeira vez na Globo, depois comprei o box com filme e série. E gosto muito do Selton Mello.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

É ser uma pessoa que enxerga aquele filme além de mais um filme. Consegue ver a mensagem passada além da sinopse, é a pessoa que pesquisa e lê tudo antes de ir a estreia e mesmo se o filme for ruim, leva em conta que todo filme merece ser visto.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Na verdade, eu acredito que tem programação feita para todos e de todos os gostos.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Eu espero que não, é um lugar que pra mim é como um segundo lar e na pandemia eu descobri que amo e respeito o cinema como um templo.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

A Maldição da Casa Winchester, estrelado pela brilhante Helen Mirren.

 

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Com protocolos de segurança adequados sim.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Mudou muito dos anos 90/00 pra cá, né? Vejo que os grandes sucessos de bilheteria ainda são as comédias, mas temos bons filmes biográficos e dramas excelentes.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Giovanna Antonelli, já atuou em filme de comédia e drama, ela é incrível.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Meu segundo lar que eu respeito como um templo.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Durante o filme It - Capítulo 2. Eu fui com meu marido na estreia e ganhei uma bola vermelha igual a do Pennywise.  Sentou um casal na nossa frente que também tinha a tal bola. Em um certo momento do filme, desceu um senhorzinho lá de cima da última fileira, só que ele desceu as escadas igual a velhinha do filme, isso me deixou atenta a ele, no filme estava rolando uma música tensa, do nada a moça da frente mexeu a bola que ela ganhou e eu tive a sensação de estar no filme, cheguei a suar frio na hora achando Pennywise poderia aparecer a qualquer momento. Kkkkkkk.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras…

Obrigada Cinderela Baiana, hoje temos Lázaro Ramos.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não, pelo menos eu acho que não. Porque pode ser que acabe influenciado pela técnica ou visão de outros, e o que eu gosto é a forma única da visão de cada diretor.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

A Noiva, filme Russo disponível na Netflix.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Não sou de ver documentários.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Já, Bohemian Rhapsody e Joker.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

60 segundos. 

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Omelete e Minha série.

 

 

.