20/02/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #284 - Felipe Agustini


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, de São Paulo. Felipe Agustini é formado em Engenharia da Computação. A paixão pelo cinema começou desde criança, iniciada pelos seus pais que sempre gostaram de cinema também. É criador do canal Crítica Geek no YouTube (youtube.com/criticageek) e no Instagram (@cg.criticageek). É apaixonado por filmes, séries, livros e rock'n roll.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

De todas as redes, a que eu mais gosto é a Cinépolis. Não só pela programação (que sabe balancear as exibições dubladas/legendadas), mas por toda a estrutura e conforto que ela proporciona.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Eu vou no cinema desde que eu era criança, então eu cresci com o cinema já enraizado dentro de mim. Mas respondendo a primeira parte da pergunta, o primeiro filme que eu me recordo nos cinemas foi (por incrível que pareça rs) Os Trapalhões na Terra dos Monstros.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Pergunta difícil, pois atualmente me divido entre Christopher Nolan e Steven Spielberg. Pra mim, ambos fazem filmes que te sugam pra dentro da história, os filmes deles são uma "jornada" do começo ao fim. Mas se tivesse que escolher, diria Spielberg por conta de toda sua trajetória cinematográfica. O filme que mais gosto dele é (atualmente) Jogador Número 1.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

O Auto da Compadecida. Confesso que não sou muito fã do cinema nacional, mas gosto desse filme. Ele me marcou não só por ser muito engraçado (as atuações de Selton Mello e Matheus Nachtergaele são ótimas), mas porque foi um filme que assisti com meu irmão e primos na praia, e rimos muito com o filme (que na época era uma série).

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Acho interessante o termo "cinéfilo"...

Muita gente acha que cinéfilo é aquele que só gosta de filme "cult", que adora assistir os filmes que ganham prêmios como 'O Urso de Ouro' (do Festival de Berlin) e a 'Palma de Ouro' (do Festival de Cannes). Claro que estes podem sim ser cinéfilos, mas não é essa a métrica.

 

Não é questão de conhecimento... de saber o nome de diretor, produtor, roteirista, elenco de todos os filmes.

 

Na minha opinião, cinéfilo é todo aquele que quando assiste um filme, não encara como um simples "filme", mas sim como uma experiência de ser transportado para outro mundo. É um feeling difícil de colocar em palavras, mas colocando de forma prática... quando um cinéfilo assiste um filme como O Senhor dos Anéis ou Vingadores Ultimato no cinema, ele sai extasiado da sessão.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Não necessariamente, mas certamente que entendem de retorno financeiro.

 

Tive que assistir Vingadores Ultimato dublado (porque não tinha sessão legendada no horário), mas entendo que existem mais variáveis comerciais na equação do que o cinema propriamente falando.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Acho extremamente difícil, mas é fato que a receita das bilheterias irá cair cada vez mais. Além do streaming estar cada vez mais forte, a situação econômica do país faz com que as pessoas sejam cada vez mais criteriosas na hora de decidir "qual filme vale a pena ver no cinema".

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Eu citei esses dias no canal do Instagram o Alta Fidelidade, que é um filmaço com o John Cusack que pouquíssimas pessoas conhecem.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Acho que até pode reabrir (afinal existem pessoas que dependem disso para sobreviver). Tomando todas as precauções necessárias, fica a critério do consumidor se arriscar ou não.

Eu particularmente não vou ao cinema desde o início da pandemia, e só voltarei quando a situação estiver 100% normalizada, pois acho um risco desnecessário ir ao cinema em plena pandemia.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Como disse antes, não sou fã do cinema brasileiro (por motivos que eu mesmo não sei elencar). Mas acho que tecnicamente a qualidade tem evoluído bastante.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Não existe rs.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Vou definir com uma palavra... "mágico".

 

É uma experiência única que permite nos tirar da nossa realidade e levar para outra, mesmo que por algumas horas.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Não é nada tão inusitado, mas... teve uma sessão de pré-estréia secreta que eu fui, que logo que cheguei ao cinema um segurança de terno e óculos escuros (ao melhor estilo MIB) pediu meu celular, olhou, passou para a moça ao lado que colocou num saquinho, lacrou, o guardou, e me deu um canhoto falando que só seria devolvido ao término do filme. Até então não fazia ideia de que filme seria, mas era tanto mistério que me surpreendi. No canhoto tinha o logo da Paramount Pictures, mas não foi o suficiente pra adivinhar. Quando o filme começou... era Star Trek (do JJ Abrams), um mês antes da estreia do filme nos cinemas!!! O cinema inteiro aplaudiu, foi uma sessão muito top.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Prefiro não opinar nessa rsrs.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Depende. Um diretor que não seja cinéfilo, mas que conheça bem a parte técnica, pode fazer um bom filme. Porém os grandes filmes, aqueles que marcam gerações, só podem ser dirigidos por alguém que realmente sinta a magia do cinema.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Olha, normalmente eu costumo apagar da minha cabeça os filmes ruins... mas o mais recente (aquele tipo de filme que te dá a sensação de ter jogado seu tempo no lixo) foi Vidro, do M. Night Shyamalan.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Não sou fã de documentários, mas adoro 'Behind the Scenes' de filmes.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Sim, mais de uma vez. A mais "recente" foi com Vingadores Ultimato. O cinema inteiro aplaudiu em pé... foi algo lindo de se ver.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Eita, essa pergunta eu não esperava rs. A carreira do Nicolas Cage é bizarra, de ator de grandes filmes... ganhador do Oscar, à uma série de filmes B. Isso ainda não entra na minha cabeça. Mas meu filme favorito dele é A Lenda do Tesouro Perdido, ficando A Rocha em segundo lugar.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Atualmente acompanho mais os sites de fora, como IGN e Screen Rant.

 

Posts Relacionados: