06/03/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #301 - Giulia Simmons


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nossa entrevistada de hoje é cinéfila, de Belo Horizonte (Minas Gerais). Giulia Simmons tem 18 anos, é estudante de jornalismo. Sonha em trabalhar com entretenimento e social media, e por isso resolveu criar um perfil no Instagram para falar sobre os milhares de filmes que assistiu durante seus quase 19 anos. Extrovertida e sempre com alguma coisa pra falar, se sentiu mais que acolhida ao ver a enorme comunidade de cinéfilos na rede social, e não se imagina fazendo outra coisa além disso.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Gosto do Cinemark pois acho mais organizado e com muito mais opções de filmes, com lançamentos sempre pontuais, e com ótimo atendimento!

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

O Hobbit. Assisti o primeiro filme no cinema com minha mãe, em 3D, e ver todos aqueles efeitos e ainda parecendo que estavam a 30 centímetros de mim foi uma experiência única, que nunca irei esquecer. Foi praticamente mágico.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Gosto muito da Greta Gerwig, pois todos os filmes que já assisti dela me apresentaram vários olhares diferentes dos personagens, me fazendo entender vários pontos de vista! Acho que meu favorito dela é Lady Bird, pois me identifico com a Christine como uma adolescente indo para a vida adulta.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Acho que Leo e Bia, primeiro porque assisti no ensino médio e tem um significado sentimental para mim por isso, e segundo porque achei a história do filme muito emocionante, além de retratar personagens fáceis de se identificar e em uma época de muita importância para a história brasileira.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Gostar e apreciar a sétima arte como arte mesmo, ou apenas como lazer. Além de respeitar todos os gostos e e opiniões, já que o mundo do cinema é tão vasto, temos que ter em mente que nossas opiniões também são, e tá tudo bem discordar, mas sempre devemos respeitar!

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Nunca parei para pensar nisso! Acho que sim, já que colocam os filmes que acham que terão mais audiência nos horários em que as pessoas costumam estar mais disponíveis.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Não! Assim como o jornal televisivo e digital não colocou um fim ao jornal de papel, a televisão e os serviços de streaming nunca passarão a mesma sensação de estar em uma sala de cinema.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Se Enlouquecer Não Se Apaixone. É uma comédia romântica leve e ao mesmo tempo trata de um assunto muito importante que é a saúde mental e que você deve procurar ajuda quando precisar, não deve ignorar quando se sentir mal. Gosto do desenvolvimento tanto pessoal de cada personagem quanto dos relacionamentos deles.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Acho uma questão delicada. Apesar da abertura poder causar aglomeração, ao mesmo tempo o lucro dos cinemas está caindo já que ninguém vai aos cinemas. Acho que poderia haver uma reabertura, desde que seja calculada com bastante atenção.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Está crescendo bastante e muito bem! Fico feliz do cinema brasileiro estar finalmente sendo reconhecido lá fora com filmes como Bacurau, e também fico feliz de sairmos da bolha de que todos os filmes brasileiros tem que ser comédia. Temos ótimos atores e com certeza ótimos diretores também! Devemos valorizar mais a arte brasileira.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Vários!! Marisa Orth, Rodrigo Santoro, Fernanda Montenegro e Matheus Nachtergaele.

 

12) Defina cinema com uma frase:

"O cinema é um modo divino de contar a vida." - Federico Fellini.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Bem, na época que os últimos filmes dos Vingadores lançaram, eu ainda estava no ensino médio, e fui assistir um deles com algumas amigas. Uma delas era super apaixonada no Chris Hemsworth, o deus do trovão Thor, e assim que ele apareceu na tela ela gritou "Lindo, eu te amo" e a sala do cinema inteira caiu na risada. Foi uma situação divertida, e fiquei aliviada que ninguém nos xingou hahahaha.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Real e inspirador. Real porque mostra uma realidade de vários brasileiros na situação que a família viva, e inspirador porque mostra que nenhum sonho é impossível.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Depende da visão de cada um sobre o que é ser cinéfilo. Para mim é respeitar todos os gostos e reconhecer que o cinema é uma arte. Então partindo disso acho que os diretores deveriam ser cinéfilos sim.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Desastre: O Último Apocalipse Zumbi. Esse filme foi tão ruim que eu nunca consegui esquecer ele. Mal feito em todos os sentidos, desde figurino até jogo de câmera.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Gosto da série Explicando, da Netflix. Ela traz episódios curtos sempre com temáticas bastante pertinentes.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Sim, alguns da Marvel hahahaha era muita emoção!

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Caramba, que escolha difícil! Cidade dos Anjos e A Outra Face são uns dos que mais gosto, sem dúvidas. Mas A Lenda do Tesouro Perdido tem um espaço especial no meu coração, pois adoro filmes desse estilo!

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Costumo ler o do AdoroCinema mais, pois várias pessoas publicam suas opiniões sobre os filmes e fico lendo os diferentes comentários para entender o ponto de vista de todos.