07/03/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #302 - Alex Silva


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nosso entrevistado de hoje é cinéfilo, de Campos dos Goytacazes (Rio de Janeiro). Alex Silva Alex Silva tem 39 anos, é fundador do Canal Almanimes ao lado de Anderson Azeredo do Canal 16 Bits. Leitor de quadrinhos e mangás desde sempre. Não é crítico de cinema, só um mero espectador que gosta de uma boa conversa.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Kinoplex Avenida, não tanto pela programação (que é normal, voltado para os Blockbusters ), mas pela localização. Devido ao trabalho, ser mais próximo de casa acaba sendo uma prioridade para dar aquela escapada.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida. Fui criado assistindo TV e lembro de ver muitas vezes essa maravilha. Acompanhar o Indiana Jones e suas aventuras pelo mundo… era a maneira que tínhamos de conhecer outros lugares. Viajávamos com ele.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Robert Zemeckis. De Volta Para o Futuro.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

 

O Auto da Compadecida. Tenho boas lembranças de assistir com meus pais e de rirmos muito. Até meu pai, que não era muito chegado a filmes, sempre parava para assistir. Até hoje, sempre que vejo, lembro bastante daqueles bons momentos. Infelizmente eles já partiram, mas ficaram os bons momentos. Principalmente minha mãe que sempre assistia os filmes comigo.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

É não apenas assistir, é entender a proposta do filme, o sentimento que foi passado naquelas horas. Um filme não termina depois dos créditos, ele continua em uma conversa, em um vídeo para uma rede social etc. Hoje temos a oportunidade de discutir sobre um filme com pessoas de outros lugares e entender a experiência que cada um teve. Dividir esse sentimento, esse amor pelo cinema é incrível!!

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feita por pessoas que entendem de cinema?

Creio que não. Cinema é um negócio gigantesco e como todo bom negócio o lucro é o principal. Vejo os Blockbusters dominando a programação e bons filmes que não tem tanta divulgação ficando pouco tempo em cartaz ou indo para o streaming direto.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Não. Mesmo com o avanço e popularização do streaming, acho que a experiência de ir ao cinema, assistir em tela grande com muitas pessoas próximas e ver a reação delas é um momento único. Muitos filmes pedem uma tela grande para termos uma experiência completa.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Questão de Tempo. Ele é conhecido, mas deveria ser mais. Pode parecer mais uma comédia romântica, mas trata de temas muito profundos: amor, família, paternidade. Lembrei muito do meu pai enquanto assistia. Deu uma vontade de refazer muita coisa assim como no filme.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Sim, logicamente respeitando as normas de distanciamento e cuidados. Pessoas andam de ônibus lotado e vão ao supermercado, é hipocrisia não abrir as salas nesse período, mais uma vez, respeitando as normas e cuidados.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Tem se mantido boa nos últimos tempos, mesmo com problemas relacionados a investimento. O crescimento do streaming vem aumentando a demanda por mais produções e as nacionais têm obtido boa repercussão até no exterior.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Wagner Moura.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Paixão que nos manda para outra realidade por algumas horas, esquecendo os problemas do dia a dia.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Durante a exibição de X-Men 2, numa cena em que o Professor Xavier paralisa as pessoas no museu, alguém gritou na hora que tinha dado problema na projeção e que tinha travado. Todo mundo riu.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras…

Um dos piores filmes do mundo kkkk.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Acho que ajuda muito ser cinéfilo. Tem mais referências de outros filmes e diretores, outras culturas. Ajuda a enriquecer uma produção. Mas não acho obrigatório.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

A CENTOPEIA HUMANA 3. O primeiro e segundo até tinham um charme na desgraça, mas esse foi só ladeira abaixo. Tem como desver?

 

17) Qual seu documentário preferido?

God of War - Raising Kratos. Mostra o processo de produção do God of War de 2018. Muito emocionante acompanhar todo o andamento, do início até a coroação como Jogo do ano.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

No final de Homem-Aranha 2 do Sam Raimi todos aplaudiram.  Até hoje acho um dos melhores filmes de herói.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

8 Milímetros. Perturbador.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Observatório do Cinema.