16/07/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #476 - Larissa Soares


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nossa entrevistada de hoje é cinéfila, de São Paulo. Larissa Soares tem 25 anos. Formada em Rádio e Tv pela FMU, cursou Cinema no Instituto de Cinema e faz outros cursos online atualmente. Sua área de interesse no cinema é a Produção/ Produção Executiva, com isso, já fez Produção, Fotografia Still e Assistente de Direção de videoclipe e Produção e Assistente de Direção em curta metragem. Atualmente está em um projeto de Podcast em desenvolvimento onde atua como Produtora Executiva e em outros como Assistente. Seu interesse pela área se firmou na faculdade, mas o interesse por cinema começou um pouco depois. Hoje não consegue se imaginar fazendo outra coisa e está cada vez mais apaixonada por esse universo.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

O Espaço Itaú de cinemas - Frei Caneca tem uma programação muito boa e uma diversidade de filmes e opções que é difícil encontrar em qualquer cinema.

 

2) Qual o primeiro filme que você  lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Meu interesse por cinema não começou na infância e sim depois da faculdade, mas lembro que eu era viciada em assistir O Terno de 2 Bilhões de Dólares do Kevin Donovan, eu tinha 6 anos e considerava esse o meu filme favorito.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Gosto de muitos diretores e tenho revisto filmes do Steven Spielberg, O Terminal é um filme divertido e leve, além de ter como protagonista o Tom Hanks.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Meu filme nacional favorito é Cidade Baixa do Sérgio Machado. Ele junta 3 atores principais, Wagner Moura, Alice Braga e Lázaro Ramos, que na minha opinião, dão aula de atuação. Todo o trabalho do Diretor nesse filme foi pensado em função dos 3 e fica muito claro que ele fez um excelente trabalho. Os personagens passam sentimentos reais e ao assistir o filme a sensação é que são pessoas reais e não personagens de filme. Eu amo esse filme e recomendo muito.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Eu acho que ser cinéfilo é ser apaixonado por cinema e ser uma pessoa muito curiosa. Ter uma noção básica sobre os principais movimentos cinematográficos e se aprofundar em conhecimentos de grandes cineastas, atores e atrizes é movido por algo maior. Você precisa gostar muito de algo e estar disposto para se jogar naquele mundo e se alimentar dele com vontade, isso é estar apaixonado por esse processo de conhecimento e descobertas.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feita por pessoas que entendem de cinema?

As programações aqui no Brasil estão menos direcionadas para filmes artísticos e acho que a quantidade de pessoas que pensam nesses filmes é minoria. Acredito que é feito por pessoas que entendem de cinema porém não ampliam o campo de visão para outros formatos.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Olha, eu espero que não! Assistir filmes na sala de cinema é uma experiência única e completamente diferente de assistir filmes pelo streaming. Eu não acho que as salas de cinema vão acabar um dia mesmo com esse momento do streaming que estamos vivendo, pois o maior objetivo de quem faz cinema é ver o seu filme passando em uma tela grande na sala de cinema, no Brasil e no mundo inteiro.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Indico todos os filmes do John Ford e Bergman. Eles foram extremamente importantes no processo do cinema como um todo. Mas um filme que gosto muito é A Lula e a Baleia do Noah Baumbach que tem um roteiro muito bom a atuação incrível.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Não, com toda certeza. O cenário da pandemia no Brasil é completamente inadequado para isso, pois a vacina ainda não chegou para todos e o risco de pegar a doença dentro de um ambiente fechado é muito grande. Mesmo com todo cuidado e distanciamento das cadeiras, muitas pessoas acabam tirando a máscara para comer sua pipoca durante o filme e isso acaba sendo um risco muito grande. Levando em consideração também que muitas pessoas são assintomáticas, ou seja, não tem como saber que todos que estão ali não estão com a doença. 

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Eu acho que o cinema brasileiro é extremamente rico e, infelizmente, existem muitos filmes incríveis que não estão sendo vistos e por isso acabam não recebendo a visibilidade que merecem. Atualmente temos uma quantidade muito grande de novos diretores que contribuem para o crescimento do cinema nacional, a questão é que o grande público do cinema brasileiro não assiste a esses filmes.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Alice Braga é simplesmente incrível. Ela passa uma verdade tão grande que, ao assistir os filmes e séries dela, você consegue perceber o tamanho da entrega dela para aquele personagem. A sensação que tenho ao assistir os seus filmes é que ela se joga de cabeça e entra no corpo do personagem para viver ele da melhor forma possível. E além de admirar muito o trabalho dela como atriz, também a admiro como pessoa por conta do posicionamento dela e a visão de mundo que ela expõe.

 

12) Defina cinema com uma frase:

Cinema é a liberdade de sonhar e te dá o poder de extrair coisas incríveis da imaginação.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Poxa, não consigo lembrar de nenhuma agora.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Já li sobre o filme, porém ainda não assisti.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Não acredito que necessariamente precise ser cinéfilo, porém acho que faz uma grande diferença quando são pois é nítido o background e referências usadas. Acho extremamente importante que não só o diretor, mas também toda a equipe, tenha um contato profundo com o cinema, pois os estudos nos levam a lugares inimagináveis. 

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Não acho que seja o pior da minha vida, mas um recente que assisti na Netflix é A Lavanderia do Steven Soderbergh.

 

17) Qual seu documentário preferido?

Um documentário que assisti e gostei muito é o Estou Me Guardando para Quando o Carnaval Chegar, do Marcelo Gomes. É um documentário recente e tem na Netflix. Eu gosto da linguagem proposta por ele nesse documentário.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Já, todos os filmes que eu gosto muito sempre fico pensando "Meu Deus, que filme!". Me empolgo e fico feliz por ter assistido.

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Meu filme favorito dele é Adaptação do Spike Jonze mas gosto bastante de A Outra Face de John Woo. É um ator que se entrega de forma completa em todo projeto que se propõe a fazer.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Eu sempre leio críticas de filmes e entro nos sites para me atualizar diariamente. Gosto muito do Omelete, Portal Exibidor, Filme B, Spcine, Observatório do Cinema e ABRA (Associação  Brasileira de Autores Roteiristas.

 

21) Qual streaming disponível no Brasil você mais assiste filmes?

Eu dou uma passeada por muitos streamings. Netflix, Amazon, HBO GO, HBO MAX, Mubi e Globo Play, mas o meu favorito de todos é o Telecine Play pois contém uma quantidade de filmes absurda e muitos filmes que são difíceis de encontrar. O catálogo deles é sensacional e o meu favorito é o "Cult".