13/09/2021

Crítica do filme: 'Braddock: O Super Comando'


A eterna questão do nunca esquecer. Abordando o contexto complicado dos traumas da guerra e a exploração política no seu pós, o primeiro filme do personagem mais conhecido aqui no Brasil da carreira do astro de filmes de ação Chuck Norris, Braddock: O Super Comando, reflete sobre a influência governamental em meio a batalhas e o quase esquecimento de quem compõe na linha de frente, seus problemas para toda uma vida. Dos EUA ao Vietnã, uma linha extensa de caos morais e éticos vamos vendo passar em nossa frente nesse trabalho assinado pelo cineasta Joseph Zito.


Na trama, o Coronel Braddock (Chuck Norris) um homem repleto de problemas emocionais causados por tudo que viveu e fez em Ho Chi Minh (antiga Saigon) durante a Guerra do Vietnã. Passado um período, ele tem a chance de retornar ao país que era inimigo dos Estados Unidos em uma jornada rumo a descoberta de militares norte-americanos que são feitos de reféns mesmo depois da Guerra ter terminado. Assim, utilizando todo seu arsenal de conhecimento e luta na selva parte rumo a seu objetivo não medindo consequências pelo caminho, contando com a ajuda de poucos.


O roteiro conta com idas e vindas do tempo, no passado quando Braddock fora capturado e torturado pelas forças vietnamitas e no presente quando ele volta ao Vietnã em uma missão de resgate. Explora as características do coronel, o homem ferido, longe de uma diplomacia, em meio a memórias de diversas violências vividas nos tempos da guerra e, quase uma análise psicológica atemporal se pensarmos em tantas guerras que os Estados Unidos se meteu ao longo dos anos e em quantos soldados sofrem até hoje com o caos que viverem em território inimigo. A questão política toma conta de boa parte do filme, talvez um destaque para o enfrentamento crítico aos seus métodos adotados na guerra pelos próprios norte-americanos e também pelo outro país.


Um outro destaque que merece menção, já no abre alas há um contexto, bem jogado nas entrelinhas, sobre a questão do herói e do super-herói quando o protagonista no auge dos seus medos e não sabendo lidar com tudo que viveu presta atenção a um desenho do homem-aranha na televisão.


Com cenas de lutas, tiroteio mirabolantes, destruição, sede de vingança e uma tentativa de redenção de alguma forma de um herói indomável Braddock - O Super Comando está disponível no streaming da MGM.