15/09/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #517 - Lela Lenz


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nossa entrevistada de hoje é cinéfila, de Fortaleza (Ceará). Lela Lenz tem 26 anos. Graduada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará (2017). Possui pós-graduação MBA em Direção de Arte para Propaganda, TV e Vídeo pela Universidade Estácio de Sá (2020). Atualmente é mestranda do programa de pós-graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense. Exerceu o cargo de professora substituta do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará na área de Som/Realização entre 2018 e 2020.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Eu cresci no Rio de Janeiro, em Santa Teresa. É impossível lembrar da minha infância sem falar sobre o Cine Santa. Por um preço muito acessível a gente tinha acesso a uma programação variada e a produções de diversos locais do mundo, dentro de uma proposta que abrange tanto cinema comercial, quanto cinema independente e que valoriza muito o cinema brasileiro.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Por incrível que pareça, e para ser bem sincera, acho que foi o filme do Pokémon (risos). Eu tinha em torno de 5 anos e assisti em uma sala de cinema. Lembro que estava comendo pipoca e tomando refrigerante de laranja. É a minha primeira lembrança de estar dentro do cinema e me encantar com a experiência imersiva proporcionada pelo filme e pelo ambiente.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Pergunta difícil (risos). Não consigo responder essa!

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

O longa de animação O Menino e o Mundo, do diretor Alê Abreu. Sou apaixonada pelo som do filme. Acho que é muito bonito como a narrativa é conduzida pela sonoridade e levanta várias questões importantes a partir de uma perspectiva infantil.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

É ser amante do cinema, pelo menos em alguns dos aspectos que ele representa.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Acho que todo mundo que consome cinema tem a sua visão sobre o assunto e entende da sua forma os aspectos que considera importantes em uma obra. Mas acredito que quanto mais diversificada a programação oferecida, melhor, pois isso amplia as oportunidades de acesso a outras propostas cinematográficas.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Eu realmente espero que não. Mas acredito que talvez passem por momentos em que vão precisar se reinventar, como ocorreu na pandemia.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo. 

O curta-metragem de animação Guaxuma, da brasileira Nara Normande. É um filme muito bonito.

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Sou muito grata por já termos vacinas contra a covid-19. Acredito que ainda é cedo para dizer como as coisas vão ser daqui pra frente, se a pandemia vai de fato estar controlada ou não, mas o que é certo é que precisamos seguir tomando todos os cuidados possíveis.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Acho que estamos cada vez mais tendo acesso a um cinema descentralizado e isso é ótimo! Pois enriquece, e muito, o cinema brasileiro. Hoje existem universidades no Brasil inteiro que oferecem cursos de cinema, o que estimula a produção audiovisual nas mais diversas regiões do país. Claro que ainda temos um longo caminho a percorrer para garantir o acesso amplo da população a esses filmes, mas pequenos passos já têm sido dados nessa direção.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme.

Não perco as produções do diretor Halder Gomes!

 

12) Defina cinema com uma frase:

Cinema é cultura, arte, história, informação e entretenimento.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Quando meu irmão era bebê, minha mãe de vez em quando o colocava para dormir com músicas dos Rolling Stones. Já grandinhos, fomos assistir a um documentário sobre a banda no cinema e meu irmão pegou no sono. Essa foi uma situação inédita, pois ele nunca dorme em filmes.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Nunca assisti! Só ouvi falar mesmo...

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Se considerar o conceito popular do que é ser cinéfilo, acho que não! Conheço excelentes diretores que não são. Entretanto, acho que é saudável e importante que diretores sejam amantes de cinema, pelo menos em algum aspecto, seja na produção, ou no próprio ato de assistir filmes prontos, porque realizar uma obra dá trabalho e demanda um bom tempo das nossas vidas (risos), precisa valer a pena e fazer sentido.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Particularmente não me sinto confortável em classificar filmes como "ruins". Acho que existem gostos, escolas, linguagens e estéticas diferentes! Normalmente, ao longo da vida, e a partir das nossas experiências, temos o olhar treinado para aceitar bem, ou não, certo tipo de filme, isso não significa que ele seja melhor ou pior. Inclusive, existem relatos de vários filmes antigos que quando lançados foram considerados péssimos e um fracasso e hoje, quando revisitados, são considerados verdadeiras obras primas. Tudo na vida é complexo, né?

 

17) Qual seu documentário preferido?

Gosto do documentário A Imagem que Falta, por Rithy Panh.

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?  

Não que eu me lembre (risos), mas muitos com certeza mereciam!

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Vish, não sei dizer.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Consumo mais blogs e páginas do instagram, gosto de conteúdos técnicos de produção cinematográfica e de páginas que indiquem filmes.

 

21) Qual streaming disponível no Brasil você mais assiste filmes?

Esse mês está sendo a Netflix, mas varia.