06/11/2021

E aí, querido cinéfilo?! - Entrevista #537 - Maria Clara Russo


O que seria de nós sonhadores sem o cinema? A sétima arte tem poderes mais potentes do que qualquer superman, nos teletransporta para emoções, situações, onde conseguimos lapidar nossa maneira de enxergar o mundo através da ótica exposta de pessoas diferentes. Por isso, para qualquer um que ama cinema, conversar sobre curiosidades, gostos e situações engraçadas/inusitadas são sempre uma delícia, conhecer amigos cinéfilos através da grande rede (principalmente) faz o mundo ter mais sentido e a constatação de que não estamos sozinhos quando pensamos nesse grande amor que temos pelo cinema.

 

Nossa convidada de hoje é cinéfila, de São José dos Campos (São Paulo). Maria Clara Russo tem 24 anos. É historiadora formada pela UNIFESP, professora de história na rede pública de São Paulo, estuda cinema, e mantém um Instagram, o @claraentrefilmes recheado de dicas de filmes e séries e posts especiais sobre a história do cinema.

 

1) Na sua cidade, qual sua sala de cinema preferida em relação a programação? Detalhe o porquê da escolha.

Na minha cidade prefiro as salas do Cinepólis, são as mais confortáveis e com o melhor som.

 

2) Qual o primeiro filme que você lembra de ter visto e pensado: cinema é um lugar diferente.

Acho que Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, lembro de assistir no cinema criança e ficar impressionada.

 

3) Qual seu diretor favorito e seu filme favorito dele?

Acho que meu diretor favorito é o Stanley Kubrick mesmo. Me dediquei a estudá-lo na graduação de História, dedicando minha monografia para ler sobre ele, estudar Dr. Strangelove. Mas meu filme favorito dele eu diria que é O Iluminado por ter sido o primeiro que assisti do Kubrick e já me cativou logo de cara.

 

4) Qual seu filme nacional favorito e porquê?

Meu filme nacional favorito sem dúvidas é O Auto da Compadecida. Assistia com meus pais criança, e sempre que dá eu revejo, e tem um lugar especial no meu coração. O Brasil do Ariano Suassuna realmente é demais. É o filme que é adaptação do livro escrito em peça de teatro, fez um ótimo trabalho de elenco com os inesquecíveis Selton Mello é Matheus Natchtergaele.

 

5) O que é ser cinéfilo para você?

Acho que ser cinéfilo é amar cinema, e mais do que isso, se aprofundar no tema. Acho que essa palavra ao longo do tempo pegou um tom pejorativo na figura daquela pessoa cult que só assiste filme francês da nouvelle vague. Mas acho que hoje tem espaço para todos os segmentos, e mais do que isso, a democratização do acesso aos filmes, fez com que mais pessoas pudessem ser “cinefilas” e amar a sétima arte.

 

6) Você acredita que a maior parte dos cinemas que você conhece possuem programação feitas por pessoas que entendem de cinema?

Acho que não. Principalmente nas cidades do interior as salas de cinema são ocupadas pelos grandes blockbusters. Isso não necessariamente quer dizer que as pessoas não entendem, mas que estamos inseridos em uma lógica capitalista, em que os grandes estúdios precisam tirar seus lucros a qualquer custo. E infelizmente os filmes independentes não conseguem a mesma oportunidade de distribuição que algum filme da marvel por exemplo.

 

7) Algum dia as salas de cinema vão acabar?

Acho que não. A experiência do cinema é insubstituível. Não digo isso com um preciosismo, mas só que cinema é cinema. Até hoje os livros físicos não acabaram, penso que as salas de cinema continuarão assim também. Claro que a experiência como conhecemos hoje pode mudar ao longo do tempo, mas acabar acho pouco provável.

 

8) Indique um filme que você acha que muitos não viram mas é ótimo.

Eu gosto muito de La Belle Personne (A Bela Junie), de 2008 , do diretor Christophe Honoré.

 

 

9) Você acha que as salas de cinema deveriam reabrir antes de termos uma vacina contra a covid-19?

Bom, as salas já reabriram quando começou a vacinação, então hoje, em Novembro de 2021 a situação já melhorou, e se torna possível pensar em ir no cinema novamente. Eu voltei agora para assistir Duna, depois de dois anos sem ir ao cinema.

 

10) Como você enxerga a qualidade do cinema brasileiro atualmente?

Enxergo de maneira muito positivo, de diretores, diretoras, produção, elenco fazendo acontecer no meio de tantas adversidades. Um exemplo é o filme de Jeferson De que conta a história de Luiz Gama.

 

11) Diga o artista brasileiro que você não perde um filme:

São tantos, mas acho que o atualmente o Wagner Moura.

 

12) Defina cinema com uma frase:

uma viagem de imagens em movimento com som.

 

13) Conte uma história inusitada que você presenciou numa sala de cinema:

Não sei se é inusitado, mas lembro de ir assistir o live action de Mogli, e ouvir uma criança olhar o pai do Mogli no filme é dizer “ o pai do Mogli é terrorista” … achei impressionante assim o esteriótipos que temos aqui no Ocidente da Índia e do mundo árabe em geral ser reproduzido assim.

 

14) Defina 'Cinderela Baiana' em poucas palavras...

Um clássico hahahha.

 

15) Muitos diretores de cinema não são cinéfilos. Você acha que para dirigir um filme um cineasta precisa ser cinéfilo?

Com certeza não. A arte é algo subjetivo, grandes diretores e diretoras nunca foram a uma escola de cinema é mesmo assim fizeram grandes filmes que são lembrados até hoje na história do cinema.

 

16) Qual o pior filme que você viu na vida?

Essa é fácil hahhahah Sem sombra de dúvidas foi A Ascensão Skywalker, o episódio IX da nova trilogia de Star Wars. Não me entendam mal, star wars é a minha franquia favorita do cinema, mas a decepção com esse filme foi tanta, que eu não acreditei no que eu estava vendo hahahha

 

17) Qual seu documentário preferido?

Não sei se tenho um documentário favorito. Conheço pouco ainda esse gênero, mas vou citar um clássico que é Jogo de Cena, do Eduardo Coutinho. Assisti na faculdade pela primeira vez e realmente é muito genial. E brinca com a coisa do documentário ainda sim ser uma ficção

 

18) Você já bateu palmas para um filme ao final de uma sessão?

Sim! Depois de assistir Bacurau a sessão inteira que eu estava bateu palmas!

 

19) Qual o melhor filme com Nicolas Cage que você viu?

Acho que Kick Ass. Ouso dizer que o “Big Dady” é o melhor personagem do Nicolas Cage hahahha.

 

20) Qual site de cinema você mais lê pela internet?

Atualmente o que mais estou gostando é o da Huuro. Não o site, mas o Instagram deles.

 

21) Qual streaming disponível no Brasil você mais assiste filmes?

Acho que HBOmax. Por conta de Sucession.